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Exercícios físicos: dicas para melhorar o rendimento

Saúde por: Taiane Kussler em: 02/05/2019 | 19:00

Dedicar parte do tempo para uma atividade física pode trazer muitos benefícios à saúde, tanto física quanto emocional. Antes de sair praticando, entretanto, é preciso ter conhecimento no assunto e é importante o acompanhamento de um especialista na área para evitar lesões mais sérias ou problemas futuros de saúde.

De acordo com o educador físico Tatiano de Campos, em primeiro lugar é preciso avaliar a rotina, o estilo de vida e as condições de saúde de cada praticante, para depois definir a frequência, intensidade e a atividade física que mais se adapta ao objetivo de cada um.

Foto: Taiane Kussler / Tudo & TodasTatiano recomenda fazer um exercício físico regular
Tatiano recomenda fazer um exercício físico regular

As pessoas devem escolher fazer aquilo que gostam, para então, manter uma frequência na atividade", comenta. Segundo ele, é importante fazer um programa de treino diário mais curto, porém que se estenda o ano todo.

Além disso, alguns aspectos garantem um melhor rendimento nas atividades físicas.

>> ROUPA CERTA

Antes de realizar qualquer atividade física é preciso escolher um calçado e roupa adequados. Segundo o educador físico, a roupa deve ser confortável, leve e de acordo com a temperatura do local.
"O calçado deve ser específico para cada atividade. Os diabéticos por exemplo, têm perda de sensibilidade e, se estiverem com calçados desconfortáveis durante a prática da atividade física, podem sofrer lesões", afirma Campos.
Segundo ele, os problemas mais comuns que ocorrem na corrida são a canelite e o esporão. Em alguns casos, as lesões podem ocorrer devido a escolha errada do calçado.

>> HORÁRIO

Conforme o educador físico, o horário do treino vai depender da rotina de cada um. Ele indica que as atividades sejam realizadas pela manhã e à tardinha. "Para quem possui predisposição a problemas cardíacos não se recomenda praticar exercícios pela manhã. Durante a noite, o corpo mantém uma baixa frequência cardíaca, por isso, a intensidade do exercício deve começar de forma gradativa para não ocorrer uma disfunção", comenta.

>> INTENSIDADE

A intensidade do treino vai depender da disposição física e objetivo de cada um. Uma das dicas do educador físico é manter uma intensidade maior na caminhada quando se deseja perder peso. Antes de acelerar o ritmo, o praticante precisa fazer uma avaliação ou acompanhamento com um profissional, para saber se não há nenhuma contraindicação médica.

 

 

A dosagem vai depender do estilo de vida, da faixa etária, questões metabólicas e de outros fatores. Porém, quem deseja perder calorias, não pode manter um ritmo muito lento, caso contrário, o praticante não vai obter o resultado desejado", comenta.

Ele também acrescenta que o alongamento é importante, mas as pessoas devem manter cuidado. "O esticamento muscular além da linha do corpo pode ocasionar danos de ruptura do músculo", salienta.
De acordo com Campos, é indicado praticar atividade física duas vezes por semana. Já quem deseja um condicionamento mais acentuado, a orientação é fazer de três a quatro vezes por semana.

Foto: Taiane Kussler / Tudo & TodasA frequência e intensidade do treino vai depender do estilo de vida de cada um
A frequência e intensidade do treino vai depender do estilo de vida de cada um

>> BENEFÍCIOS

A prática contínua de exercícios pode trazer vários benefícios à saúde, entre eles, melhora na capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular e diminuição dos níveis de glicose. Além disso, mantém o equilíbrio hormonal, melhora o colesterol bom (HDL) e diminui os níveis do colesterol ruim (LDL). "Quanto mais treinado o músculo estiver, ficará mais sensível e terá uma melhor captação do açúcar no sangue", afirma o educador físico Tatiano de Campos.

 

Depois dos 40 anos, há uma perda gradativa da força muscular. A partir desta idade, as pessoas perdem 1% da massa muscular. Em função disso, a perda da musculatura pode ser somada (se a pessoa tiver alguns vícios, como o cigarro e a bebida) ou retardada, se o exercício físico for mantido".

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