Blog Tudo e Todas

Fashion Revolution: a busca pelo consumo consciente

Moda & Beleza por: Daiane Veiga em: 30/05/2018 | 19:00

Fala gatedooo!!! Estou aqui desta vez para trazer um assunto bem pertinente nos dias atuais e no mundo da moda: o consumo consciente. Muito tem-se dito e ouvido sobre a situação em que vivemos com a geração excessiva de lixo e a crescente poluição, onde nosso planeta clama por atitudes de preservação. A moda também é uma ciência humana que retrata a cultura, crenças e até mesmo a essência das pessoas, assim ela não poderia estar de fora de uma luta tão importante que é o cuidado com nosso meio ambiente.

 

O movimento Fashion Revolution foi criado há apenas cinco anos, após uma catástrofe em Bangladesh onde morreram mais de mil pessoas e mais de duas mil se feriram no desabamento de um prédio. Este impacto trouxe o intuito de levantar a bandeira do consumo consciente, de compreendermos o preço da moda e da importância de sabermos de onde vêm aquilo que consumimos. Muito mais do que um movimento em si, ele traz informações relevantes e eficazes para que possamos repensar nossas atitudes diante do consumo da moda como um todo.

Você já se perguntou alguma vez: QUEM FEZ MINHAS ROUPAS?? Você já parou para pensar em todo processo ambiental, artesanal e industrial que suas roupas, calçados e acessórios passam até chegarem lá na loja onde você compra ou até mesmo na sua casa??? Você já imaginou por quantas pessoas aquela 'blusinha' passou até você poder vestí-la??? O movimento de engajamento sobre moda sustentável, Fashion Revolution, vem trazendo essas questões à tona, na intenção de incentivar as pessoas a consumirem conscientemente, sabendo a origem dos produtos que compram.

***

Também vale lembrar que sabendo de onde vêm o que compramos estamos derrubando barreiras para o fim do trabalho escravo e do mercado negro que tanto alimentam a crueldade no mundo.

Não é só sobre moda, roupa bonita, glamour que se quer falar, é sobre vidas, sobre pessoas que estão por trás das lentes e holofotes produzindo o que vestimos e como elas são importantes e merecem ser valorizadas.

Muitas empresas já aderiram ao Fashion Revolution Day compartilhando frases e fotos mostrando e valorizando as pessoas envolvidas no processo de fabricação, entrega e venda de seus produtos desde seu início. Cursos de moda em diversas universidades e escolas também optaram por divulgar suas ações de consumo consciente e abraçaram essa causa tão importante na atualidade.

Mas esta revolução ainda pode crescer e precisa de cada vez mais engajamento por conta das marcas, empresas, fábricas e até lojas pelo mundo todo.

***

Concomitante aos questionamentos da Fashion Revolution também são incentivadas ações de moda sustentável como oficinas de customização, brechós beneficentes, roupeiros compartilhados e várias opções para repensarmos nossa maneira de consumir. É possível fazer a diferença na busca por um mundo mais sustentável, seja no campo da moda ou fora dele com pequenos gestos de consumo consciente.

Podemos repensar nossa maneira de consumir, valorizando produtos de nossa cidade ou estado, incentivando marcas da região, tendo certeza da origem do que compramos.

No próximo texto falaremos sobre roupeiro inteligente que já é um grande passo a se dar quando queremos nos engajar nessa busca pelo consumo consciente.

Que tal??? Gostaram do assunto??? Quem vai trocar uma ideia com as amigas sobre moda sustentável??? Bora fazer aquela arrumação no roupeiro, encontrar doações, peças para venda, para troca??? Vamos ajudar nosso planeta com essas pequenas atitudes de consumo consciente??? Vem com a gente, que em breve teremos mais assuntos sobre moda, estilo, comportamento e auto-estima para trazer à vocês!!! Uma beijoquita roliça e até breve!!!

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais