Blog Tudo e Todas

Fashion revolution: moda compartilhada

Moda & Beleza por: Daiane Veiga em: 12/11/2018 | 19:00

Fala gatedoooooo!!! Estou aqui para trazer mais um assunto bem atual e interessante que pode lhe parecer estranho de início, mas, estamos numa era de compartilhamento, ela chegou na moda também. Moda compartilhada fala de algo que vai lá na nossa casa, revirar nosso roupeiro, closet, armário, tirar ou repaginar o que está parado. Já havíamos trocado figurinhas do consumo consciente em outro texto sobre a importância de conhecer de onde vêm aquilo que adquirimos e a revolução da moda enquanto sociedade. Só que agora é um ponto diferente, bem íntimo e ao mesmo tempo de todos. Bora falar sobre esse lado tão bacana da moda, que é o vestir ela, que é o nosso dia a dia e que é o motivo pelo qual ela existe: nós!!!

A cada nova estação são lançados produtos caprichados nas tendências atuais e o Fast Fashion bomba nas lojas, shoppings, ateliers e tudo mais. Nós, como seres humaninhos que amamos comprar, ganhar presentes, nos presentear... saímos em disparada e literalmente "nos" jogamos nas novidades. Tá beleza, até aí tudo lindo, mas o que isso tem a ver com MODA COMPARTILHADA??? Peraiiiiii que eu explico. Enquanto as marcas produzem e a gente consome, tem um conceito ultra consciente que equilibra isso tudinho aí. É o conceito de RECICLAR, podemos chamar de REUTILIZAR ou até de REINVENTAR, e isso é mágico.

Pensa comigo: vender, trocar, doar, customizar os artigos do nosso acervo é a nova pedida quando o assunto é compartilhar e vale tudo para não desperdiçar. A ideia inicial é pensar sobre suas roupas, seus sapatos, suas bolsas, seus acessórios,tudo o que você nem usa mais, enjoou, não serve e que podem fazer parte do look do dia de outra pessoinha. Que tal??? Assim fácil então, você se joga no DESAPEGO!!! 

Doar! Essa opção além de linda, dignificante e solidária faz de você um agente de transformação no mundo que vivemos. Em Venâncio temos inúmeras entidades que fazem esse trabalho maravilhoso com as doações de moda, levando cor, calor e um pouco de amor por onde passam. Escolha onde doar, opções não vão faltar ou doe para alguém da sua escolha e que você vai adorar vestindo algo que era seu. Lembre-se: nossas coisas carregam um pouco da nossa energia e é tão bonito doar com uma energia positiva. Não deixa guardado aquilo que você tem de sobra e que outra pessoa pode estar precisando, doe!!!

Customizar! Sabe aquela sua costureira de confiança, é aqui que ela entra para fazer as mais variadas modificações nas suas roupas, ou aquele sapateiro de confiança para mudar a cor de sapatos, renovar o brilho, aplicar taxas ou tecidos, trocar os taquinhos... Se você manja dos dotes manuais é como você mesma. Vale fazer de calça um short, de vestido longo um curtinho, de manga longa aquela regata, de legging até um biquíni e por aí vai. A criatividade e habilidade são as aliadas quando o papo é reinventar. Pode pôr uma aplicação, fazer uns bordados, alguns recortes... Tem tanta coisa diferente que se pode fazer, que já me perco nos pensamentos por aqui (aquela respirada).

Vender ou trocar! Quem aqui já ouviu falar em "brique" ou brechó, por favor nem levanta a mão (risos). O termo brechó significa o local de venda de artigos usados, antigos e é utilizado não só na moda. Ele é mais antigo, porém ainda muito usado e um local "super" útil para você vender suas roupichas de desapego. Você encontra brechós e "briques" em quaisquer cidades que visitar, seja no Brasil ou até mesmo lá na França, como os Vintage Shops genuínos de Paris. Mas ele é só uma das opções que permeia tempos no mercado do compartilhamento. Sabemos que o nosso presente e futuro estão dosados de hora em hora com o mundo digital e ele é o novo (nem tão novo assim) espaço para desapegar com sites de venda/troca, o mais conhecido no Brasil é o site Enjoei (ishhhh, que as coisas evoluíram rapidinho) e hoje ele já virou até aplicativo e cada pessoa tem sua Lojinha (magina, coisa boaaaa). Vindo pra nossa realidade aqui da city, temos outras opções de desapegos virtuais com Grupos, Perfis ou Páginas no Facebook (inúmeros), Grupos no WhatsApp e os fofinhos Igs no Instagram. Tem gente que posta no seu perfil pessoal, que cria perfil pra isso, que manda ver nas histórias, que faz álbum, tem de tudo mesmoooo. Muitas opções né gatedoooo???

Pra quem curte a moda antiga vai de "brique" e quem tá na era tecnológica vai de post, melhor mesmo é ter todas essas opções e não deixar a moda parada lá na sua casa, sendo que outra pessoa vai aproveitar e 'divar' com os seus desapegos. Em ritmo de o que vale é consumir consciente sem deixar parado aquilo que vê não curte mais, não te serve, já não é mais teu estilo, nem usa mesmo ou simplesmente comprou e não quer mais você se ajuda, ajuda alguém e ajuda o mundo.

Que tal??? Gostaram do assunto??? Quem vai fazer aquela limpa nos seu acervo de moda para compartilhar??? Quem já teve umas ideias para reinventar suas peças??? Bora fazer aquela arrumação no roupeiro, encontrar doações, peças para doação, para venda, para troca??? Vamos ajudar nosso planeta com essas pequenas atitudes de consumo consciente??? Vem com a gente, que em breve teremos mais assuntos sobre moda, estilo, comportamento e autoestima para trazer pra vocês!!! Uma beijoquita roliça e até breve!!!

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais