Blog Tudo e Todas

Felinos: como saber se o seu gato está no peso ideal?

Bichos & Eu por: Daniela Lehmen em: 15/07/2017 | 12:00

Me chamo Daniela Lehmen, tenho 23 anos, sou natural de Venâncio Aires, e estou me formando em Medicina Veterinária. Desde criança, sou apaixonada pelos animais, e sempre quis defender e dar voz a esses seres que não a tem. Esse foi um dos maiores motivos da escolha do meu curso de graduação.

Quando iniciei os estudos na Universidade Federal de Pelotas, eu já tinha uma predileção pelos pequenos animais, e isso só foi aumentando à medida que o curso avançava. Tive contato com diversas áreas dessa profissão que tanto admiro, e isso só me fez ter certeza do que pretendo fazer durante a minha vida, trabalhar cuidando da saúde e bem estar de cães e gatos.

Na rotina clínica de um médico veterinário e da vida cotidiana de 'gateiros', uma dúvida que pode ser motivo de preocupação é o peso ideal de um felino. Como saber se ele está de acordo com seu porte físico, sem ultrapassar o limite saudável?

Acreditava-se que um gato saudável era aquele fofinho e gordinho, porém, já se sabe que a obesidade não é benéfica para a saúde dos animais, e tem se tornado uma preocupação frequente. É o principal transtorno nutricional que afeta os pets.

O sobrepeso está relacionado a diversas doenças, como problemas hormonais, cardíacos, entre outros. A melhor forma para garantir que seu gatinho esteja dentro do peso ideal e livre de riscos, é levá-lo até um médico veterinário para que seja feita uma avaliação.

Nesta avaliação, ele poderá ser classificado como: caquético, magro, peso ideal, sobrepeso ou obeso. 

Com relação ao tipo de alimentação, cada animal deve ser tratado como um indivíduo, assim como os humanos. Não existe uma única forma de alimentação recomendada.

O que deve ser evitado aos felinos é comida com sal em excesso, por exemplo. Para que não ocorram erros, os proprietários juntamente com seu pet, devem consultar um médico veterinário que poderá avaliar o animal e prescrever a dieta mais adequada para ele.

Para que você auxilie o seu animalzinho a manter um peso saudável, as regras são alimentação balanceada e de qualidade associada à exercícios físicos, que podem ser feitos até mesmo através de brincadeiras com o tutor.

Aproveite para interagir com o seu gatinho dentro de suas limitações, ele irá ficar mais saudável e feliz e você também!

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais