Blog Tudo e Todas

Saiba como é feito o foie gras, ingrediente polêmico usado no MasterChef Profissionais

MasterChef por: Ana Flávia Hantt em: 23/11/2016 | 00:15

A Caixa Misteriosa desta terça-feira, no MasterChef Brasil, trouxe uma série de ingredientes nobres. Um deles, no entanto, esteve na maioria dos pratos preparados pelos cozinheiros, e logo chamou a atenção do público:

O foie gras. Típico da França, consiste em um patê gorduroso feito com o fígado dilatado de patos, gansos e marrecos.

E onde está a polêmica?

Já te explicamos.

Para obter-se essa iguaria nobre, os animais são confinados, com iluminação artificial para que fiquem mais tempo acordados, e são estimulados a comer um tipo de ração especial. O objetivo, é fazer o fígado crescer até 12 vezes o seu tamanho normal.

Outra técnica utilizada, e que assusta pelos ~requintes de crueldade~, é injetar a ração diretamente no esôfago, com a utilização de um cano.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasAnimais têm alimentação forçada para o crescimento do fígado
Animais têm alimentação forçada para o crescimento do fígado

*** 

Tradição antiga, há indícios de que o foie gras tenha surgido no Egito e em Roma, onde alimentava-se as aves com figos durante seis meses. Técnica polêmica, é alvo constante de protestos por parte de protetores de animais, e em países como Alemanha, Itália, Israel e Grã-Bretanha, já foi proibido.

Em 2015, em São Paulo, um projeto de lei chegou a ser aprovado, proibindo a produção e venda do foie gras. O prefeito Fernando Haddad chegou a sancionar a lei, que foi revogada em fevereiro deste ano pelo Tribunal de Justiça do estado, pressionado por empresas que trabalham com a iguaria.

***

E você, comeria um prato com esse ingrediente?

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais