Blog Tudo e Todas

Formatura: o significado da colação de grau

Comportamento por: Taiane Kussler em: 30/11/2017 | 16:12

Independente do tamanho da festa, a formatura é considerada um momento muito especial para as famílias e formandos que vivenciam essa conquista. Para alguns, o diploma pode representar a conclusão de uma fase de conhecimento, cercada de muita determinação e abdicações. Já para outros, significa o início de um novo ciclo com um caminho longo a percorrer, após a conquista da formação profissional.

Segundo a psicóloga Évelin Tatielle Frohlich, a trajetória da graduação é bastante intensa e exige muita dedicação, logo, todo esse envolvimento gera expectativas e planos para um futuro. 'Pensamentos como "o que vou fazer agora?", "como vai ser minha vida?", "será que vou conseguir trabalho?", são recorrentes nesta fase da vida, e geram sentimentos inclusive de ansiedade, em função do medo do desconhecido, de percorrer um caminho novo, uma vida nova, em uma nova profissão e formação', afirma.

Ela acrescenta que a formatura torna-se uma data significativa também pela concretização de um desejo, de alcançar um objetivo, que pode representar uma nova vida, um momento de traçar novos caminhos em uma profissão almejada.

Além da questão da qualificação profissional, a conquista do diploma também tem uma forte ligação com a realização pessoal diante da determinada profissão escolhida. 'Vejo que são duas coisas que se unem, sucesso profissional e pessoal. É um valor que também se soma para a autoestima, reconhecimento e valorização profissional e pessoal', salienta a psicóloga.

Graduação é mais comemorada

Atualmente há mais oportunidades para quem deseja realizar a graduação. O aumento de vagas, cotas, cursos à distância (EAD) e crédito educativo facilitaram o acesso à educação, tornando possível a conquista do diploma.

Com isso, muitas pessoas estão realizando mais de uma graduação, e aquelas de baixo poder aquisitivo estão ingressando na universidade. Independente da situação, a comemoração da data é cultural e merece destaque. 'Acredito que da mesma forma que a graduação esteja mais acessível, as festas também estão, pois o mercado acompanha as mudanças e se adequa à realidade atual', afirma a psicóloga. 

A graduação sempre possui um significado especial quando comparada aos cursos de especialização, porque representa o início de uma nova etapa profissional em busca de novos caminhos, por isso requer prestígio e comemoração. De acordo com a psicóloga, quando a pessoa sai do colégio e tem o primeiro contato com o mundo acadêmico, tudo é considerado novo e diferente, pois é uma estrutura com horários e professores diferentes, onde se dá início a uma trajetória profissional.

Tatielle complementa que as demais formações, como pós, mestrado e doutorado também são importantes e determinantes para manter a empregabilidade, a fim de acompanhar as atualizações na área profissional de cada um. Contudo, ela acredita que as comemorações estejam mais presentes nas graduações por ser a primeira etapa, nas demais, o pensamento já fica mais voltado em investir na carreira profissional.

Emoção a 'flor da pele'

Geralmente, durante as comemorações de formatura, há momentos de agradecimento às pessoas que fizeram parte desta trajetória. Isso acontece através de vídeos, fotos, músicas e uma série de outros recursos audiovisuais que trazem à tona as recordações desta jornada.

De acordo com Tatielle, estas demonstrações de carinho normalmente são realizadas para homenagear amigos e familiares que estiveram muito próximos, na concretização deste sonho.

'Quando finalmente chega o tão esperado dia, a grande maioria gosta muito de unir os familiares e amigos para comemorar, com isso também afloram muitas lembranças de toda uma história de vida construída até o presente momento', considera.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais