Blog Tudo e Todas

Gabriela Moura: “Planejamento é necessário quando se quer sucesso”

RespeitAme por: Ana Carolina Becker em: 07/10/2016 | 11:30

Com mais de oito anos de experiência na área de marketing e comercial na condução de negociações internacionais, Gabriela Moura, da Contentools - plataforma de marketing de conteúdo - foi uma das palestrantes do CRIExp, maior evento de inovação, empreendedorismo e criatividade do Sul do Brasil, que está sendo realizado até sábado na Univates, em Lajeado.

Foi para um plateia dividida entre homens e mulheres que Gabriela apresentou estratégias digitais vencedoras, além de explanar sobre o trabalho que é realizado dentro da Contentools e lançar desafios para que os presentes resolvessem. 

Foto: Ana Carolina Becker / Tudo & TodasParticipantes foram desafiados a resolver desafios
Durante workshop, participantes foram desafiados a resolver questões

Ela acredita que houve uma mudança no processo de compra: "Antigamente procurava-se pelo que mais gostava', lembra. Agora mudou. O e-consumidor faz que o comprador analise, inclusive, a forma como a marca trabalha o marketing de conteúdo. 'Todas as marcas estão preocupadas sobre o que pensam sobre elas', salienta. Porém, comprar tornou-se um processo mais complexo, social e competitivo.

Com o conteúdo influenciando o processo de compra', garante.

Para a profissional, o marketing de conteúdo é o início do relacionamento com o cliente, porém é um trabalho a longo prazo, ou seja, que não começa a ser percebido logo, somente após seis meses a um ano.

Aposte em plataformas
Você tem uma empresa e trabalha o marketing de conteúdo apenas no Facebook? Chame esse público para uma plataforma de site. Mas utilize sites simples e fáceis de navegar, limpo e que prenda a pessoa na página.

Faça desse site uma "rede" para se conectar ao mercado', destaca.

Seja encontrado no Google
Um dos maiores desafios para proprietários de plataformas online é ser encontrado na busca orgânica do Google. Porém, conforme Gabriela, a Contentools trabalha essa questão sem pagar pelas famosas "palavras-chave". Somente uma boa estruturação do SEO possibilitará uma busca orgânica no Google. Ou seja, todas as vezes que você carrega algum material em uma plataforma que gerencie, é importante trabalhar as palavras chaves e, inclusive, apresentar algumas delas logo no lide do texto ou na parte inicial, bem como, nas "linhas de apoio" que aparecem logo após o título da publicação. São detalhes como esse que fizeram com que a Contentools aparecesse com seus conteúdos na busca orgânica do Google sem precisar gastar com isso.

Foto: Ana Carolina Becker / Tudo & TodasGabriela tem experiência com marketing de conteúdo
Gabriela tem experiência com marketing de conteúdo

Para ter sucesso
Quer ter um negócio? Para que essa ideia funcione e progrida, alguns pilares são necessários no hora do planejamento: criação, distribuição, análise e estratégia.

Conforme Gabriela Moura, conhecendo o próprio cliente e traçando um perfil deste público, é possível saber que tipo de conteúdo deve direcionar a tal pessoa. Ações como essa podem ser feitas a partir de buyer persona.

O que é buyer persona?
É uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor o cliente e do que ele precisa. Para Gabriela, buyer persona bem definidas dão garantias de que sua estratégia pode tornar-se mais afetiva.

Marketing de conteúdo é converter conhecimento em resultado, define Gabriela Moura.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais