Blog Tudo e Todas

Globo de Ouro: discursos empoderados sobre assédio sexual impactam o evento da indústria cinematográfica

Comportamento por: Taiane Kussler em: 08/01/2018 | 16:00

As artistas do cinema já estavam 'afiadíssimas' para o discurso, antes mesmo de serem chamadas a desfilar no tapete vermelho durante a premiação do Globo de Ouro 2018. Já que a união  faz a força, elas usufruíram do momento e da visibilidade do evento, que estava no foco da mídia para demonstrarem a insatisfação em massa do público feminino contra os diversos casos de assédio sexual no ambiente de trabalho, ocorridos neste ano, nos Estados Unidos.

Além das estrelas vestirem preto durante a cerimônia, como forma de manifesto às questões desencandeadas na indústria cinematográfica, elas se mostraram autoconfiantes, decididas, seguras e com personalidade ao apresentarem no palco discursos bem elaborados em defesa da classe feminina, que luta pelos seus direitos e pela criação de leis específicas que proíbam assédios sexuais no ambiente de trabalho, fazendo com que as mulheres vivam mais protegidas frente a estas situações de vulnerabilidade.

Foto:Jordan Strauss / Tudo & TodasLaura Dern, Nicole Kidman, Zoe Kravitz, Reese Witherspoon e Shailene Woodley comemoram Globos de Ouro da série
Laura Dern, Nicole Kidman, Zoe Kravitz, Reese Witherspoon e Shailene Woodley comemoram Globos de Ouro da série 'Big Little Lies'

***

A proposta inicial teve início assim que um grupo de mulheres de Hollywood criou um manifesto chamado Time"s Up para lutar contra o sexismo. Entre as apoiadoras deste projeto, estavam inseridas em apoio a causa atrizes, diretoras, produtoras, roteiristas e muitas outras pessoas que trabalham por trás das câmeras. O manifesto chamado Time"s Up surgiu não apenas para a insatisfação frente ao problema que estava ocorrendo na indústria da TV e do cinema, mas também, para mobilizar a todas as mulheres que já foram vítimas ou que acreditam na mudança de postura e comportamento no mundo todo.

Reese Witherspoon, Emma Watson, Kerry Washington, Emma Stone e Shonda Rhimes, entre muitas outras artistas estão entre as famosas que apoiaram abertamente a causa e se destacaram no tapete vermelho. Vestidas de preto e com um discurso 'na ponta da língua', elas chamaram a atenção ao abordar o tema e geraram muitos aplausos dos expectadores que prestigiavam o tradicional Globo de Ouro 2018. ~ foram mais de 300 assinaturas no universo do entretenimento que aderiram a causa social ~.

Confira abaixo quais foram os discursos mais aplaudidos no Globo de Ouro 2018, evento tradicional que premia artistas da indústria cinematográfica. 

>> 1- Elizabeth Moss

Elizabeth Moss levou o premio de melhor atriz de série dramática por seu papel em Handmaid"s Tale. Série justamente baseada na obra de Margaret Atwood que fala sobre um mundo distópico, em que as mulheres não têm direito algum. A atriz  aproveitou o momento para esplanar que as mulheres estão ganhando espaço no mundo.

Foto: Divulgação / Tudo & Todas...
...

 

Hoje não vivemos mais nos espaços em branco nos jornais, não vivemos mais nos espaços entre as histórias, hoje somos as histórias nos jornais e estamos escrevendo a história das nossas vidas'.

 

  

>> 2- Oprah Winfrey

Um dos discursos mais emocionantes da noite, comoveu o público espectador que prestigiava o evento. Com foco no racismo e violência contra a mulher, Oprah Winfrey, trouxe esperança na sua citação, ao dizer que no futuro bem próximo, as mulheres passarão por dias melhores. Elas deixarão de ser oprimidas para revelar o poder que representam na sociedade. A atriz e apresentadora também salientou que esta história não afeta apenas a indústria do entretenimento, ela transcende cultura, geografia, raça, religião, política e profissões.

Foto: Divulgação / Tudo & Todas...
...

Quero que todas as garotas assistindo aqui, agora, saibam que um novo dia está no horizonte! E, quando esse novo dia finalmente amanhecer, será por causa de muitas mulheres magníficas, muitas das quais estão aqui neste auditório esta noite e alguns homens fenomenais, lutando para garantir que se tornem os líderes que nos levam ao tempo em que ninguém nunca mais terá de dizer "eu também" (referência a hashtag #MeToo, pela qual várias mulheres denunciaram abusos nas redes sociais)'.

>> 3- Nicole Kidman

A atriz foi a vencedora da categoria de melhor atriz de minissérie por Big Little Lies, em que Nicole interpreta uma mulher vítima de violência doméstica, ela exaltou o poder das mulheres em seu discurso.

Foto: Divulgação / Tudo & Todas...
...

 

Essa personagem representa o que está no centro da nossa conversa: abuso. Espero que a conversa se mantenha viva', afirmou a atriz.

 

 

 

 >> 4- Debra Messing

O foco do discurso da atriz foi a favor da igualdade de salários entre homens e mulheres. Uma lei já adotada pela Islândia se tornou o primeiro país a tornar ilegal a desigualdade de salários entre ambos os sexos.

Foto: Divulgação / Tudo & Todas...
...

Nós queremos que as pessoas tenham essa discussão sobre como as mulheres devem ganhar os mesmos valores financeiros que os homens', afirmou a atriz 

>> 5- Greta Gerwig

Já Greta, ressaltou o apoio e a união das mulheres diante deste manifesto que engloba um tema de relevância para o país e para o mundo. Ela também afirmou que, no futuro, não haverá mais diferenças entre homens e mulheres na indústria cinematográfica. 

Foto: Divulgação / Tudo & Todas...
...

Tem sido um ano incrível para as mulheres nos filmes, como atrizes, diretoras, roteiristas, produtoras e mulheres que estão lá contando suas histórias para o mundo. E eu acho que a resposta e o apoio dado a esses projetos vão tornar as coisas muito mais fáceis para as meninas que estão chegando', disse a diretora.

 

   

>> 6- Reese Witherspoon

Reese levantou a questão do preconceito contra a cor e a posição social das mulheres na indústria cinematógrafica.  A atriz afirmou através do seu discurso empoderado, que além destes preconceitos sofridos pela classe, as mulheres precisam ser ainda mais fortes para lutar contra o racismo que está evidente na sociedade. 

Foto: Divulgação / Tudo & Todas...
...

'Nós estamos mais unidas na indústria cinematográfica que nunca! Homens e mulheres determinados a mudar nossa indústria mas também a iluminar outras, porque nós temos muita atenção. Nós somos privilegiados', afirmou.

>> 7- Meryl Streep

Foto: Divulgação / Tudo & Todas...
...

 

Um pequeno gesto que demostrou o quão importante é a força das mulheres para vencer estes atos de preconceito, violência doméstica, assédio sexual e outros temas que deixam as mulheres em situação de vulnerabilidade e insegurança. Sem direito e liberdade para tomar as suas decisões ao serem respeitadas e valorizadas  na sociedade. A premiada atriz hollywoodiana levou a ativista e diretora do programa National Domestic Workers Alliance, que luta contra a violência doméstica, ao Globo de Ouro e ficou de mãos dadas com ela durante a entrevista que deu ao E!. Uma atitude simples que mostrou o suporte de Meryl à mulher e à causa que ela lidera. De mãos dadas, juntas, mais unidas que nunca. Um grande passo para demostrar a humanidade e a força feminina, ao afirmar que elas não se calarão frente ao caos que vitima mulheres no mundo.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais