Blog Tudo e Todas

“A Glória e seu cortejo de horrores”: um livro para refletir sobre o momento cultural no Brasil

Sem categoria por: Débora Kist em: 05/04/2018 | 09:00

Foto: Reprodução / Internet'A Glória e seu cortejo de horrores' foi publicado em 2017 pela editora Companhia das Letras
'A Glória e seu cortejo de horrores' foi publicado em 2017 pela editora Companhia das Letras

Todo mundo sabe que Fernanda Torres é uma atriz e roteirista consagrada, mas poucos conhecem o trabalho dela como escritora. Sim, ela também tem uma carreira literária (embora ainda curta) iniciada em 2013. O livro mais recente é 'A Glória e seu cortejo de horrores'. O título é uma frase de sua mãe, Fernanda Montenegro, que poderia resumir bem os altos e baixos na vida de um artista.

A história acompanha as desventuras do personagem Mario Cardoso, um ator de meia-idade, desde os dias de sucesso como astro de telenovela até o declínio quando decide encenar uma versão de Rei Lear, de William Shakespeare, e as coisas não saem exatamente como esperava. O livro atravessa diversas fases da carreira de Cardoso (e da história recente do Brasil), suas lembranças de juventude no teatro político, a incursão pelo Cinema Novo dos anos 1960, a efervescência hippie, o encontro com o teatro de Tchékhov e a glória como um dos atores mais famosos de uma época em que a televisão dava as cartas no país. Apesar de ambientado em outra época, muitas discussões, principalmente culturais, cabem ao contexto contemporâneo. Com 35 anos de carreira como atriz, Fernanda Torres levou às páginas do livro muito das próprias experiências.

'A Glória e seu cortejo de horrores' foi publicado em 2017 pela editora Companhia das Letras. Os outros livros de Fernanda Torres são 'Fim' e 'Sete anos'.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais