Hidratação nossa de cada dia! 5 produtos que podem auxiliar no cuidado com a pele

Moda & Beleza por: Tamara Wermuth em: 16/07/2017 | 21:00

Olá queridos leitores do T&T, me chamo Tamara Wermuth, tenho 25 anos, e sou acadêmica do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Santa Cruz do Sul, Unisc. Trabalho com o universo das maquiagens e pretendo me aprofundar ainda mais nas práticas da minha profissão, passando pela área corporal e capilar.

Quero compartilhar com vocês dicas de beleza, afinal, aprendo muita coisa bacana nas aulas que podem facilitar, e muito, nossa vida. Pretendo trazer dicas e opiniões de diversos produtos que estão presentes no nosso dia a dia. Hoje, venho falar sobre dicas incríveis para manter a pele bem hidratada o ano todo!

Foto: Divulgação / Internetkk

Chegou o inverno e o frio. Lábios rachados. Pele seca, principalmente depois de um banho quente. Mãos e pés ásperos. Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra! Nessa época do ano, mais do que nunca, a tendência é descuidar um pouco da ingestão de água e esquecer dos hidratantes. Isso não deve acontecer, e sabe por que?

É fato que ouvimos e vemos, em muitos lugares, a importância da hidratação diária. Os benefícios da ingestão de água são inúmeros, já que devemos ingerir dois litros de água por dia. Sim, você já percebe diferença na sua pele bebendo água, pois nosso corpo é 70% constituído de água, e é preciso manter bom o funcionamento do organismo. Mas, o que muitos não sabem, é que a hidratação vem de dentro para fora e de fora para dentro também. Porém, como?

Através dos nossos queridinhos hidratantes corporais e faciais.

Desidratação

Diversos fatores estão envolvidos para que nossa pele entre em um processo de desidratação do estrato córneo (a camada mais superficial da pele) como, por exemplo, a genética, fumar, beber, estresse, idade, gênero, fatores climáticos (sentimos muito no inverno) e agressões químicas. As manifestações de uma pele seca são: baixa flexibilidade e aumento de rugas, sensação de pinicamento, queimação, vermelhidão, prurido (coceira).

Ninguém gosta de ter uma pele assim! Por isso, deixo aqui algumas dicas de como os produtos podem nos auxiliar nesse momento:

>> Cuidados: Cosméticos para pele seca

Oclusão: formação de uma barreira que impede a passagem de água, evitando a perda.
Quem faz isso são os queridinhos óleos vegetais, minerais e gorduras animais. Manteiga de Karitê, de manga, murumuru, cacau, calêndula; ceras de abelhas, de jojoba; óleos de abacate, de macadâmia, entre muitos outros. Emolientes (silicones no geral) promovem uma textura suave na pele e são substâncias frequentemente oleosas.

1- Manteiga Corporal Castanha do Brasil

Foto: Divulgação / Internetl

Dica: Composta por manteigas de Murumuru e de Cupuaçu, óleo de Castanha do Brasil e Vitamina E. O preço no site da Granado é R$ 41,00.

Umectação: retém a água da formulação, da atmosfera e a água que está sendo perdida pela camada córnea.
Esses hidratantes não permeiam a camada córnea por causa do alto peso molecular. Os exemplos que dou são: glicerina, colágeno, ácido hialurônico. Esses componentes são encontrados em muitos produtos, em farmácias e mercados.

2 -Hidratante Corporal Intensive Pele Extra Seca - Neutrogena

Foto: Divulgação / Interneto

Dica: Esse é uma boa opção que possui glicerina na formulação e tem um preço bem camarada, variando de R$ 19,90 (200ml) a 22,90 (400ml).

3- Glicerina

Foto: Divulgação / Internetl

Dica: Ela hidrata, restaura e devolve a elasticidade da pele, além de proteger. Uma forma de usar é misturar com um creme hidratante ou utilizar sabonetes que contenham a substância.

Hidratação ativa: produtos conseguem permear a camada córnea e reter água em toda a sua extensão. Alguns exemplos são: ureia, Pantenol - vitamina b5 (famoso Bepantol), proteínas da seda.

4- Bepantol Derma

Foto: Divulgação / Interneth

Dica: o queridinho de muitas pessoas. E não é por menos. Ele faz muito bem seu trabalho como hidratante.

5- Creme da Victória Secret

Foto: Divulgação / Internej

Dica: ótimo para hidratação corporal, porém por conter fragrância, pode deixar algumas pessoas alérgicas.


O que devemos cuidar também, é o tipo de pele de cada pessoa.

Pele normais - textura uniforme, lisa, aveludada.
Pele mista - oleosa principalmente na zona T do rosto.
Peleo oleosa - tendência a cravos e acne. Pele oleosa não significa pele hidratada!
Pele seca - pele áspera, sem flexibilidade.
Pele acneica - pele extremante oleosa e brilhante.

A partir da classificação da pele, é necessário buscar o hidratante facial ideal.E para finalizar, devemos ter em mente que a frequência para o uso dos hidratantes é diária, assim como a água. De nada vai adiantar o produto ter bons ingredientes se não for usado de forma adequada.

Cuide do seu corpo. Você mora nele! Fico muito feliz com a oportunidade e aceito sugestões pra enriquecer ainda mais o conteúdo.

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais