Blog Tudo e Todas

Intolerância alimentar: mudança de hábito é o melhor remédio

Saúde por: Taiane Kussler em: 05/07/2018 | 19:00

O alimento pode trazer muitos prazeres mas, em alguns casos, pode ser considerado um grande vilão ao trazer dificuldade na digestão e sintomas desagradáveis. A intolerância a determinados produtos faz com que algumas pessoas sejam orientadas a mudar de hábitos, para evitar a ingestão de substâncias que não são aceitas pelo organismo.
Segundo a nutricionista, Luiza Christmann, isso acontece, pois, o organismo tem dificuldade para digerir determinadas substâncias ou muitas vezes, é causada pela produção insuficiente ou ausente de enzimas digestivas.

 

 A intolerância à lactose é um dos exemplos, ela se caracteriza pela incapacidade do organismo de digerir o açúcar naturalmente presente no leite.'

Normalmente a intolerância alimentar é diagnosticada na infância, mas os adultos também podem, com o passar dos anos, se tornarem intolerantes.

Em adultos, após 3 meses de exclusão total do alimento há possibilidade dos sintomas não voltarem quando forem ingeridos novamente. Já no caso das crianças, há possibilidade de o problema desaparecer ou os sintomas reduzirem no decorrer do crescimento'.

Apesar dos avanços na área da saúde, ainda não foi encontrado um tratamento específico para a intolerância alimentar. De acordo com a nutricionista, o tratamento é feito a partir da exclusão de determinados alimentos ou aditivos alimentares que são apontados como causadores da hipersensibilidade alimentar. Após diagnosticado, o paciente deve mudar os hábitos ao excluir ou reduzir determinados alimentos na alimentação diária.

Com a evolução do ramo alimentício, hoje em dia, já podemos encontrar muitos produtos sem determinadas substâncias que causem a alergia alimentar'.

Para a nutricionista, os diagnósticos de intolerância estão relacionados aos hábitos alimentares da população.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasLuíza afirma que é preciso manter uma alimentação equilibrada e de boa qualidade para evitar a intolerância alimentar
Luíza afirma que é preciso manter uma alimentação equilibrada e de boa qualidade para evitar a intolerância alimentar

A alimentação é muito industrializada, as quais usam muitos aditivos químicos, conservantes, corantes, entre outros, o que pode ser uma das causas do aumento dessas reações adversas no organismo'.

Ela acrescenta que, a mídia também é responsável por dar mais ênfase ao assunto, ao enquadrar as conhecidas dietas da moda, muitas vezes prejudiciais ao organismo.

Veja abaixo a lista dos alimentos mais comuns, que podem ser os causadores destes sintomas indesejáveis, ao trazer reações adversas ao organismo. Luiza também lista quais os tipos de intolerância mais comuns entre os pacientes e os respectivos sintomas da hipersensibilidade alimentar.

  

Alimentos causadores da intolerância

Leite e derivados

Ovos

Trigo e derivados

Amendoim

Chocolate

Frutos do mar, entre outros

Principais sintomas

Náuseas

Distensão abdominal

Diarreia

Conforme a nutricionista, normalmente os sintomas aparecem pouco tempo após ingerir o alimento. Porém, vale ressaltar que, só é confirmada a intolerância alimentar perante realização de exame clinico.

Intolerâncias alimentares mais comuns

Intolerância a lactose 

Intolerância ao glúten

Dica da nutri

Invista em uma alimentação equilibrada e principalmente de boa qualidade.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais