Blog Tudo e Todas

Invista nos alimentos que aumentam a imunidade

Saúde por: Taiane Kussler em: 17/04/2019 | 19:00

Com a mudança de estação, ocorrem algumas mudanças, principalmente na alimentação. Durante o frio, as pessoas têm mais apetite e com isso, os pratos quentes e, consequentemente, mais calóricos são bastante solicitados.

Para curtir as delícias da estação e manter o organismo saudável e preparado para encarar as mudanças climáticas e consequentes problemas de saúde, como gripes resfriados e afins, é preciso investir nos nutrientes certos que aumentam a imunidade do corpo. 

Durante as baixas temperaturas, a nutricionista Bruna Johann orienta que sejam incluídos na refeições diárias alimentos ricos em vitaminas A, B, D, como ovos, agrião, couve, cenoura, manga e outros alimentos alaranjados. A batata-doce, pimentão e carnes também têm função importante neste aspecto.

Você pode realizar refogados, caldos e sopas para aproveitar a ocasião e aumentar a imunidade."

Segundo a profissional, outra alternativa que auxilia no aumento da imunidade e que contribui para uma qualidade alimentar é a utilização do kefir de leite - leite fermentado na presença de grãos ricos em bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras.

O kefir de leite pode ser utilizado em substituição do iogurte, consumido com o acréscimo de frutas (morangos, banana, manga), raspas de coco ou canela. Basta abusar da criatividade.'


O kefir pode ser encontrado em sua forma pronta para o consumo, mas, também, dá para cultivá-los em casa.  

Abaixo, uma receita da nutricionista para quem deseja investir em alimentos que aumentam a imunidade do corpo.

Sopa de abóbora com queijo branco e tomilho

Ingredientes:

 4 colheres de sopa de azeite

1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos médios.

1 cebola média cortada em cubos pequenos

1 dente de alho grande picado

1 ½ litro de água

2 colheres de chá rasas de sal

1 colher de chá de tomilho fresco picado

250 g de queijo branco em cubos pequenos

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola. Em seguida, acrescente o alho. Assim que estiver dourado, acrescente a abóbora, misture bem e acrescente a água e o sal.

Deixe cozinhar por 20 a 30 minutos ou até que a abóbora esteja bem cozida. Bata no liquidificador. Despeje a sopa de volta à panela e deixe ferver. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite, salteie o tomilho picado por alguns segundos e adicione à sopa. Misture bem e desligue o fogo. Com o fogo desligado, acrescente o queijo cortado em cubinhos.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais