Blog Tudo e Todas

Kombucha: o refrigerante natural 'queridinho' do momento

Gastronomia por: Rosana Wessling em: 25/02/2019 | 07:00

Uma das tendências para quem busca uma alimentação saudável, é faça você mesmo! Cada vez mais pessoas estão retomando o hábito de preparar suas próprias refeições, sejam estas para consumir em casa ou até na rua.
Acompanhando essa tendência, muitos estão em busca de alimentos com propriedades medicinais, um exemplo é o Kefir, uma bebida fermentada, que é produzida com a submersão temporária dos 'grãos de kefir', num substrato, como leite, sucos e leite de coco.
Mas neste post vamos abordar outra tendência, o Kombucha. Vem conferir dicas de preparo e os benefícios.

Primeiro você sabe o que é Kombucha?

O Kombucha é uma chá fermentado que conta com características probióticas que fazem bem para a saúde. Se for produzido somente com ingredientes naturais, a bebida pode ter características diferentes de sabor e aroma, tudo depende da combinação dos ingredientes. Pode ser doce, amargo, alcoólico ou suave, você que escolhe.

Foto: Divulgação A bebida pode ser feita com diversos sabores
A bebida pode ser feita com diversos sabores

Como preparar

Assim como acontece com o Kefir, para preparar um Kombucha é necessário uma colônia específica de bactérias saudáveis que serão responsáveis pela fermentação. Essas colônias, chamadas também de 'scoby ou mãe do Kombucha', são formadas de bactérias e leveduras que parecem com discos translúcidos e com textura mais amolecida.
A fermentação do kombucha pode ser feito no chá verde, preto ou mate, e é alimentado pela adição de açúcar na mistura. A quantidade de açúcar e a escolha do chá são os responsáveis pelas características de sabor e aroma.

Como cuidar do scoby

Para cuidar do scoby é simples, você pode fazer ele em casa, mas o processo demanda atenção. Mantenha o scoby com os 500 ml de chá em um ambiente arejado, mas não na geladeira. É necessário deixá-lo fechado com panos e elásticos e nunca com tampa, para que a colônia possa respirar. Alimente com açúcar e com cuidado para que ele não fique 'vinagrado'.
Se você perceber que sua colônia mofou, é necessário jogá-la fora e adquirir uma nova para reiniciar o processo.

Foto: Divulgação O Kombucha pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais
O Kombucha também pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais


Benefícios

Após a fermentação o kombucha transforma-se numa bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos com muitos benefícios para a saúde. Combate o mal-estar digestivo, seu corpo produz mais energia, fortalecimento do sistema imunitário, proteção das articulações e perda de peso.

Faça você mesmo:

Kombucha de hibisco
Ingredientes
1,5 litro de kombucha (primeira fermentação)
2 colheres (sopa) de hibisco

Modo de preparo:
Coloque o hibisco dentro de uma garrafa de 2 litros, após despeje o chá de kombucha. Tampe e agite bem a garrafa. Depois faça a segunda fermentação por 24 horas em um lugar escuro.
Depois é só levar a geladeira e consumir.

Detox de kombucha
Ingredientes
50 ml de água
500 ml de kombucha fermentado
2 maça
2 fatias de gengibre
2 folha de couve

Modo de preparo:
Comece batendo as maças com ou sem casca, como preferir, no liquidificador, junto com a couve picada, o gengibre e os 50 ml de água. Bata bem. Depois despeje dentro de uma garrafa de 1 litro.
Adicione o kombucha e tampe. Leve para fazer a segunda fermentação por 24 horas. Sirva gelado.

Sorvete de Kombucha
Ingredientes
2 bolas de sorvete
150 ml de chá de kombucha (ja saborizado)

Modo de preparo:
Comece colocando duas bolas de sorvete dentro de uma taça. Depois despeje sobre o sorvete o kombucha bem gelado e pronto!

Kombucha de gengibre e limão
Ingredientes
1 litro de Kombucha preparado
10 gramas de gengibre
Suco de um limão taiti

Modo de preparo:
Fatie o gengibre e tire algumas fatias de casca do limão. Coloque tudo em um recipiente que possa ser fechado junto com o Kombucha preparado. Use o mesmo limão e esprema o suco no conteúdo. Misture bem e feche o recipiente, preferencialmente evitando que ele fique com ar no interior, e deixe seguir para a segunda fermentação (que dura de três a sete dias).
Depois deste prazo, abra a garrafa com cuidado e sirva para consumo.

*Com informações do site Pão de Açúcar

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais