Blog Tudo e Todas

Leia Mulheres: projeto incentiva a leitura de livros escritos por mulheres

RespeitAme por: em: 16/11/2015 | 17:00

Três amigas, que tinham três coisas em comum: Juliana Leuenroth, Juliana GomesMichelle Henriques sempre gostaram de literatura, eram feministas e, em contraste a isso, suas bibliotecas pessoais tinham muito mais livros escritos por homens do que por mulheres.

Para mudar essa situação, juntas, elas criaram o projeto 'Leia Mulheres', em março desse ano, com o intuito de estimular a leitura de textos literários e livros de escritoras.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasSite do projeto tem o calendário completo do encontros do
Site do projeto tem o calendário completo do encontros do 'Leia Mulheres'

"Continuamos a ler homens, mas precisamos incentivar a produção, a publicação e a divulgação de livros escritos por mulheres também. Assim como também a formação de críticas literárias, jornalistas culturais e curadoras de projetos sociais que utilizem a literatura como fio condutor do início de uma mudança", revela Juliana Gomes

Inspirado na campanha #readwomen2014, da escritora britânica Joanna Walsh, que também propunha a leitura de mais mulheres, o projeto das brasileiras já realizou vários encontros em São Paulo e Rio de Janeiro. Em cada um, cerca de 20 pessoas - inclusive homens - se acomodam nos fundos de uma livraria e debatem os títulos lidos, que vão desde clássicos até contemporâneos. Recentemente, ainda, o projeto começou a se expandir para outras praças, visitando o Rio Grande do Sul, em outubro. 

"Ainda existe preconceito. Queremos igualdade de oportunidades e diversidade de olhares. Queremos evidenciar as diferenças entre homens e mulheres, diferenças nas escolhas editoriais, em como os livros são trabalhados na editora e até mesmo em como muitas mulheres têm seus livros rejeitados para publicação", ressalta Juliana Leuenroth. 

Para mais informações, acesse o site do 'Leia Mulheres'

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais