Blog Tudo e Todas

Longevidade em cães e gatos

Bichos & Eu por: Daniela Lehmen em: 08/09/2017 | 19:00

Atualmente os cães e gatos vivem muito mais do que viviam antigamente. Isso se deve principalmente ao fato de terem recebido papel mais importante na vida das pessoas e consequentemente parcela de prioridade, com maiores cuidados voltados à eles.

Medidas preventivas têm tido maior importância, e portanto, prevalência quando se fala em pets, ainda que não seja satisfatória, contando com o fato da população de pequenos animais estar crescendo muito no Brasil.

Os proprietários estão cada vez mais responsáveis sobre a saúde de seus animais, mantendo o hábito saudável de efetuarem consultas periódicas com um médico veterinário. Além disso, os métodos de diagnóstico, novas formas de tratamento, pesquisas acerca dos animais de estimação, toda tecnologia destinada à eles também é crescente, contribuindo para a maior expectativa de vida dos nossos animaizinhos.

Cães de porte pequeno, que há 30 anos tinham expectativa de vida de 10 anos, atualmente podem chegar à 18. Os cães de grande porte chegam a aproximadamente 13 anos e os felinos podem chegar aos 20 anos de idade.

Foto: Divulgação / Tudo & Todas
"" Eles vivem menos pois já nascem sabendo amar de um jeito que levamos a vida inteira para aprender.'

Também, os animais deixaram de viver nas ruas para fazerem parte do lar das pessoas, conviver em família, sendo assim qualquer sinal diferente que o animal expresse é mais facilmente percebido. Desta forma o diagnóstico precoce de doenças pode ser realizado. O que contribuiu para a maior expectativa de vida dos animais.

A atenção redobrada, juntamente com os avanços da medicina veterinária e também a melhor qualidade da nutrição dos pets, são as principais razões da vida mais longa dos cães e gatos.

Quanto mais velhos, mais atenção os animais merecem, pois, assim como nos humanos, o risco de doenças aumenta com o passar dos anos. O aparecimento dessas, não pode ser motivo de abandono, pensando que seu melhor amigo, neste momento, irá necessitar de ainda mais amor e cuidado. O amor que o fez acolhê-lo, deve ser o mesmo por toda sua vida.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais