Quer manter a pele saudável e bonita? Confira a lista dos principais nutrientes

Saúde por: Taiane Kussler em: 05/10/2017 | 15:00

Alimentos calóricos, ricos em conservantes e que não trazem benefícios à saúde sempre estão na lista dos mais desejados. A primeira coisa que passa à cabeça  antes de consumi-lo está relacionado ao aumento de peso, mas não é apenas neste sentido que ele pode trazer prejuízos à saúde. A alimentação e o estilo de vida têm grande relação com a beleza estética como um todo. Para manter as unhas, cabelos e pele impecáveis, é preciso ter cuidado na hora de 'extravasar' na alimentação.

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Para manter uma pele bonita e saudável é preciso equilibrar a alimentação e ter hábitos saudáveis. Comece agora a aderir este estilo de vida ao conhecer alguns micronutrientes que  são indispensáveis na alimentação. Estas vitaminas são necessárias para a absorção de outros nutrientes, participam da construção e da manutenção dos nossos órgãos e são muito importantes no bom funcionamento do sistema imunológico. Saiba também a função de cada um para manter uma pele impecável.

Vitamina A

Precursora do retinol e do ácido retinoico, a vitamina A é utilizada no tratamento e na prevenção de cravos e espinhas, além de diminuir a produção de óleo pela pele.

Essa vitamina atua também na compensação dos efeitos negativos causados pela exposição à radiação ultravioleta. Dessa forma, ela contribui para a manutenção da juventude da pele. Essa propriedade é reforçada pelo aumento do fluxo sanguíneo para a pele, aumentando o aporte de nutrientes.

>> Alimentos

Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Os vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina porque contêm carotenóides, substância que no organismo será transformada em vitamina A.

- Brócolis

- Batata- doce

- Ervilhas

- Couve

- Abóbora

- Alface

- Damasco seco

- Melão 

- Atum

- Pimentão vermelho

Vitamina B2

A deficiência de vitamina B2 pode levar ao ressecamento da pele, especialmente nos cantos da boca, e também à dermatite seborreica, que atinge o couro cabeludo, a região ao redor do nariz, a boca e o queixo.

Por melhorar a circulação e ajudar a fornecer mais oxigênio e nutrientes para a pele, essa vitamina ajuda a combater as olheiras e as linhas de expressão.

>> Alimentos

A vitamina B2, que também é chamada de riboflavina, faz parte das vitaminas do complexo B e pode ser encontrada principalmente no leite e nos seus derivados, como queijos e iogurtes, além de também estar presente em alimentos como fígado, cogumelos, soja e ovo.

- Fígado de boi cozido 

- Leite integral 

- Queijo minas frescal 

- Iogurte natural 

- Levedo de cerveja 

- Aveia em flocos 

- Amêndoas 

- Ovo cozido 

- Espinafre 

- Lombo de porco cozido

Vitamina B3

Por ter ação anti-inflamatória, a vitamina B3 ajuda a combater a acne e reduz a produção de óleo pela pele. Ainda, ela melhora a barreira que impede a perda de água, mantendo a cútis mais hidratada.

Ao melhorar a pigmentação e a vermelhidão, essa vitamina também ajuda a controlar os sintomas da rosácea. Por fim, ao contribuir para a recuperação dos danos causados pelos radicais livres e pela radiação ultravioleta, ela também ajuda a prevenir o câncer de pele.

>> Alimentos

A niacina, também conhecida como vitamina B3, está presente em alimentos como carnes, frango, peixes, amendoim, vegetais verdes e extrato de tomate, sendo também adicionada em produtos como a farinha de trigo e a farinha de milho.

- Frango

- Bacon

- Atum

- Cogumelos

- Brócolis

- Vitela

- Peru

- Fígano

- Aspargos

- Carne de órgãos

Vitamina B5

Ajuda a combater os sinais do envelhecimento, como linhas de expressão e manchas, além de manter a pele hidratada e com os poros saudáveis.

Por apresentar propriedades anti-inflamatórias, essa vitamina reduz a coceira causada por picadas de insetos e pequenos ferimentos.

>> Alimentos

A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, pode ser encontrada em alimentos como fígado, farelo de trigo e queijos, sendo importante principalmente para a produção de energia no corpo.

- Abacate

- Batata doce

- Gema de ovo

- Leite

- Farelo (arroz e trigo)

- Lentilha

- laranja

- cereiais de grão

- Frango

- carne bovina

Vitamina B6

Essa vitamina atua como uma coenzima em diversos processos do organismo, incluindo a metabolização das proteínas. Dessa forma, ela contribui para manter a uniformidade da pele e a regulação dos hormônios.

Além disso, ela é um excelente aliado no tratamento de problemas de pele como ressecamento, eczema e acne.

>> Alimentos

Os alimentos ricos em vitamina B6 são importantes principalmente para o bom funcionamento do cérebro e para a formação das células do sangue.

- Bife de fígado

- Banana

- Salmão cozido 

- Frango cozido

- Batata assada 

- Suco de ameixa 

- Avelã 

- Camarão cozido

- Castanhas 

- Suco de tomate

- Melancia

Vitamina B7

Também conhecida como biotina, essa vitamina colabora com o processo de absorção das outras vitaminas do complexo B pelo intestino. Assim, ela ajuda a tratar dermatite seborreica, eczema e coceiras.graxo.

Um dos efeitos da vitamina B7 é estimular a produção de ácidos graxos, essenciais para a hidratação da pele.

>> Alimentos

Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como fígado, rins, gema de ovo, cereais integrais e nozes, além de também ser produzida pelas bactérias benéficas da flora intestinal.

- Pão integral

- ovo

- Queijo cheedar

- Fígado cozido

- Carne de porco cozida

- Salmão 

- Abacate

- Framboesa

- Nozes

- Amendoim

 

 

O seu organismo agradece!

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