MasterChef Brasil: saiba como preparar o 'Bolo de morango e creme pâtissière coberto com merengue'

MasterChef por: Régis Fabris em: 12/07/2017 | 10:18

Na prova desta última terça-feira, os participantes foram desafiados a preparar um bolo, Valter Herzmann foi o campeão da prova. Á seguir aprenda a fazer á receita que conquistou o palador dos jurados. 

Ingredientes:

15 ovos;

10 colheres de farinha de trigo;

25 colheres de açúcar;

2 unidades de laranja;

2 caixas de morangos;

1 caixa de framboesa;

1 fava de baunilha;

500 ml de leite;

Pimenta;

Modo de preparo

Pão de ló:

Para cada ovo, uma colher de farinha de trigo e uma colher de açúcar. Separe 10 claras de 10 gemas. Bata as claras até o ponto de clara em neve. Adicione as 10 gemas até atingir a textura de suflê. Adicione 10 colheres de açúcar e bata até baixar o suflê. Incorpore a farinha de trigo peneirada, delicadamente, para não desmanchar a clara em neve. Leve ao forno a 180º por 35 minutos.

Crème patissière:

Para cada 100 ml de leite, 1 gema de ovo e 1 colher de açúcar. Adicione também uma fava de baunilha raspada na panela e uma colher de farinha de trigo. Mexa até atingir o ponto;

Calda de laranja:

Esprema as duas laranjas em uma panela em fogo baixo. Deixe ferver com açúcar. Adicione quatro morangos e uma pitada de pimenta. Deixe ferver novamente e reserve;

Framboesas e morango:

Ferva as framboesas em uma panela em fogo baixo, com água e açúcar. Reserve. Lave os morangos, pique em cinco pedaços e leve à geladeira. Reserve. 

Merengue:

Faça um merengue. Para cada clara, coloque três colheres de açúcar. Bata e reserve na geladeira.

Montagem:

Tire a tampa de cima do pão de ló e use só a borda. Regue com calda de laranja e depois com a calda de framboesa. Na parte de baixo, adicione os morangos que estavam na geladeira. Pegue o crème patissière, leve à batedeira e depois passe em cima dos morangos.

Coloque a parte de cima do bolo, regada com as caldas. Tire da geladeira o merengue e cubra o bolo, por cima e por volta. Pegue o maçarico e dê uma queimada no merengue. Pegue os morangos que sobraram, salteie-os na frigideira com açúcar e os utilize para decorar o bolo.

Tempo de preparo:1h45

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais