Blog Tudo e Todas

Miss Mato Grosso Mundo 2017, Bárbara Reis, utiliza história de superação para inspirar pessoas

RespeitAme por: Thalia Schulz em: 02/08/2017 | 15:00

Foto: Divulgação / Tudo e TodasO

 

Corromper por meio da maldade adulta, de uma forma dolorosa e danosa, a inocência da infância. Essa é uma das diversas formas de colocar em palavras esse ato perverso. Estima-se que 80% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes tem origem dentro da própria família, tornando a denúncia, uma atitude ainda mais difícil. Com denúncias de violência psicológica, física e sexual, os números envolvendo essa questão são assustadores e acontecem mais perto do que podemos imaginar.

Essa história de abuso é algo familiar para a Miss Mato Grosso Mundo 2017, Bárbara Reis, de 19 anos. A jovem nos conta que durante oito anos, foi vítima de abuso sexual sofrido pelo próprio pai. Segundo Bárbara, haviam muitos motivos para que ela não contasse o que ocorria para ninguém, principalmente pelo constrangimento.

Os abusos começaram quando eu tinha oito anos e tudo que eu pensava é que quando chegasse aos 18 anos, poderia ir embora e todo esse sofrimento acabaria.'

Com o passar dos anos, a bela lembra que as situações foram piorando e, aos 16 anos, tornou-se algo insuportável. Assim como em muitos casos de abuso dentro da família quando a vítima decide denunciar os familiares, em um primeiro momento, eles não acreditam. Com Bárbara não foi diferente. Porém, a jovem pôde contar com a ajuda da mãe.

Foto: Divulgação / Tudo e Todasg

Bárbara não contou com auxílio psicológico, mas alerta sobre a importância de pedir ajuda.

Teria me sentido melhor, pois poderia colocar para fora o que nunca contei para ninguém. A experiência de contar para o escrivão o que era necessário durante a denúncia foi muito difícil.'

>> Entenda melhor o que é violência sexual infantil, como previnir e como denunciar os casos, aqui!

Uma força despertada pela alegria da infância

Bárbara que vive em Sinop, interior do Mato Grosso, foi eleita a mulher mais bela de seu estado em fevereiro deste ano, e conquistou a vaga para disputar o título de Miss Brasil Mundo. Atualmente, a miss faz parte de um trabalho social chamado 'Floresta Urbana', onde crianças de baixa renda ajudam a cuidar de árvores e são ensinadas a se preocupar com o futuro do planeta.

Após conviver com as crianças que participam deste projeto, a miss começou a refletir sobre quantas crianças e adolescentes podem estar sofrendo maus tratos, abusos e outras situações que corrompam com sua inocência. Foi a partir desta reflexão que Bárbara percebeu que sua história poderia servir de exemplo para os outros.

Foto: Divulgação / Tudo e TodasPodemos seguir em frente, independente de qualquer coisa e que acima de tudo somos fortes e que não devemos ter medo ou receio de denunciar, de contar para a mãe ou alguém que possa nos ajudar.
Podemos seguir em frente, independente de qualquer coisa. Acima de tudo somos fortes, não devemos ter receio de denunciar, ou de contar para a mãe ou alguém que possa nos ajudar."
>> A final do Miss Mundo Brasil 2017 acontece no dia 12 de agosto em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Apoio: Destac Assessoria

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais