Blog Tudo e Todas

Mito ou verdade: tudo o que você precisa saber sobre a infecção urinária

Saúde por: Taiane Kussler em: 07/04/2018 | 14:00

Ir à praia ou à piscina e ficar longos períodos com a roupa de banho molhada não aumenta as chances de desenvolver infecção urinária. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há ligação entre este hábito e a doença, como afirma o urologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Almeida, em conteúdo divulgado pela assessoria de imprensa.

O problema, no entanto, está diretamente relacionado à baixa imunidade. Esse fator favorece a ação da bactéria, que entra pelo canal da uretra e chega até a bexiga. Segundo o médico, a infecção é mais comum entre mulheres de 20 a 50 anos.

"Quem está saudável e com a acidez normal da vagina fica menos suscetível a desenvolver a infecção", reforça.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasUsar roupas molhadas não aumenta as chances de infecção
Usar roupas molhadas não aumenta as chances de infecção

 ***

Entre os cuidados essenciais da saúde está a ingestão de água, principalmente neste período de altas temperaturas. Adotando esta prática, de acordo com Almeida, aumentam as chances de expelir a bactéria pela urina.

O controle da hidratação do organismo pode ser feito a partir da observação da cor do líquido eliminado.

A urina deve estar clara, não necessariamente transparente. Caso esteja escura, é sinal que está sendo ingerida pouca água, e, portanto, dificultando a saída da bactéria", explica o urologista.

Alguns sintomas evidentes ajudam na detecção do problema. "Dor, ardência, aumento da frequência de idas ao banheiro e sangue são sinais de uma possível infecção urinária", finaliza Almeida.

Conheça alguns mitos e verdades relacionados com a doença e o respectivo tratamento, divulgados no site da Abril

A contaminação pode ser no banheiro?

MITO: As bactérias que causam a contaminação vivem no próprio corpo ~ nada de segurar o xixi fora de casa ~. 

Suco de cranberry ajuda a prevenir?

VERDADE: Embora ainda não haja estudos definitivos, médicos recomendam o suco ou cápsulas da frutinha contra infecções de repetição.

É preciso higienizar com mais frequência?

MITO: Exagerar na limpeza da região pode trazer outras consequências, uma vez que, desorganiza a flora bacteriana local.

Ingerir produtos à base de probióticos ajuda?

VERDADE: Alguns produtos e suplementos do gênero equilibram a flora intestinal e auxiliam a combater os micro-organismos por trás da cistite. 

Tomar suplementos vitamínicos impede a contração?

MITO: Multivitamínicos dão uma força para a imunidade, mas não há evidências de que protejam o local.

Hidratação evita a infecção

VERDADE: Beber muita água eleva o volume e a saída de urina, o que ajuda a evitar a multiplicação e instalação dos micróbios.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais