Blog Tudo e Todas

Moda outono-inverno: macrotendências são fontes de inspiração no mundo fashion

Moda & Beleza por: Taiane Kussler em: 14/05/2018 | 17:00

Inspirada na avó, Alda Rubert Alcari, que passava horas em frente à máquina de costura, Camile Ullmannm, decidiu dar asas ao sonho ao investir no curso de Design de Moda. Ao contrário de muitas colegas ~ ela não fazia roupas de Barbie ou croquis na infância ~ mas estava consciente do caminho que queria seguir e dos desafios que surgiriam pela frente. Ao iniciar o curso, a estudante não tinha domínio e conhecimento na área, mas aos poucos, a paixão pela profissão foi ganhando espaço, até conquistar o diploma em 2017. 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasCanille tem como inspiração diária são meus professores da faculdade, que me ensinaram tanto sobre uma moda real, com propósito, com alma e amor.
Camile acredita que a moda é uma manifestação cultural, de história e de personalidade

Para mim, a moda é muito mais do que uma peça de roupa ou um calçado. É uma manifestação de cultura, de história, de personalidade. É vestir o que você gosta, o que acredita, vestir quem você é. É tentar fazer um mundo melhor, mais justo, respeitando as individualidades, elevando a autoestima, criando e marcando histórias através da roupa... é amor, é vestir a alma, não só o corpo.

Moda e linguagem

Com a chegada do inverno os ventos sopram novas tendências, e consequentemente, a moda se reiventa. Inspirada nas tendências de consumo e no comportamento, os fashionistas percebem quais são as macrotendências, que irão direcionar a criação de novos estilos e irão impulsionar as produções. De acordo com a designer de moda, em cada estação, esta pesquisa é realizada para definir o que estará em alta na temporada.

A partir deste estudo, geralmente três ou quatro macrotendências são identificadas, guiando os estilistas em suas criações," afirma.

Em cada estação, surgem novas inspirações mas, Camile acredita que alguns temas têm predominado nas últimas temporadas e que, conquistaram as passarelas e dominaram as ruas. Além disso, a moda está muito alternativa e tem se adaptado aos diferentes estilos e preferências, assim como, a mistura do o conforto com o glamour: uma forte tendência para 2018.

Temos alguns temas gerais que andam dominando a moda nessas últimas temporadas: a ambiguidade entre questões ligadas à natureza, o desligamento do vínculo com a tecnologia e a correria diária, os clássicos repaginados e a moda sem gênero; e ao mesmo tempo, a modernidade, o esporte, o brilho e o glamour.

Personalidade e autoestima: a combinação perfeita para andar na moda

Antes de aderir às tendências de moda, é preciso adequar as peças ao seu estilo e personalidade. Não é necessário acompanhar a moda para ser feliz, a autenticidade e autoestima é a combinação perfeita. Segundo a designer, as tendências de moda não são regras.

O ideal é estudá-las e analisar o que gosta mais, o que valoriza o seu corpo, o que combina com o seu estilo e com o que já tem no guarda-roupa. A moda precisa ser sua aliada, vestido seu corpo e sua alma com o que te faz bem. De quê adianta estarmos vestindo algo super tendência se aquilo não tem nada a ver com a gente? A roupa deve ser nossa linguagem, uma maneira de transmitirmos para o mundo quem somos, o que gostamos e acreditamos.

Para vestir-se bem, não é preciso ser uma mulher consumista ~ que não consegue admirar um vitrine sem controlar o impulso de compra ~. Basta ter criatividade ao compor looks modernos e autênticos. Camille dá algumas dicas para fugir da compulsividade e andar em grande estilo.

Acredito muito que devemos aproveitar as peças que já temos. Compre com responsabilidade, analisando se aquela peça será bem aproveitada e se combina com outras peças do seu armário. Um exercício legal de fazer, é abrir o guarda-roupas e pensar novas formas de uso das roupas, novos looks... brincar com a moda! E vale lembrar que repetir looks é maravilhoso, ok?! 

Tendências de moda

Entre as diversas inspirações de tendências de moda para este outono, a designer cita algumas tendências que são vistas com mais frequência nas composições das mulheres gaúchas. O destaque está na diversidade de tecidos, assim como, o veludo e a alfaiataria. As estampas, especificamente o xadrez, também estão em alta e prometem conquistar as mulheres autênticas e cheias de estilo. Já em relação aos calçados, ela afirma que, a bota vermelha vai ser a protagonista da vez, isso sem falar nos acessórios, o charme da boina promete invadir as ruas.

Você quer aderir às tendências de moda, mas tem medo de errar? Então, confira agora as dicas da designer de moda.

 Tecidos de alfaiataria

Òtimo para investir, pois os clássicos são atemporais. Peças que passeiam tranquilamente em um ambiente mais formal, como no trabalho, e em ambientes mais de lazer e noturnos. Para quem não quer errar, basta apostar em tons mais neutros e tons pastel, e quem gosta de ousar, o colorido também é super aceito.

Valorização dos ombros

Assim como no verão, os ombros continuam sendo valorizados no outono. Mas, dessa vez, não só à mostra em blusas 'ombro a ombro', mas também com ombreiras, especialmente no blazer. Para quem gosta dessa parte do corpo, vale valorizar!

Estampas

O xadrez está com tudo! No verão, vimos muito o xadrez vichy (aquele que parece toalha de piquenique!). Para o inverno, o amado é príncipe de gales. Ele está presente em calças, saias, casacos... lindo e atemporal. Além do xadrez, as estampas floral e militar também são vistos com frequência nos desfiles e no street style. Aqui, o legal é brincar com os estilos! Nem sempre o floral precisa ser tão romântico, ou o militar, tão 'pesado'.

Diversidade de tecidos

Veludo molhado e cotelê, que já vemos há algumas estações, continuam presentes nesse inverno. Os pelos sintéticos aparecem mais em detalhes, especialmente nas mangas de moletons (lembrando que os pelos podem aumentar o volume da região, então para quem não quer aparentar ter braços maiores, não é a melhor opção). Os tecidos metalizados e brilhosos estão mais presentes em aparência plástica, em vinil, em todas as cores. Ainda, as transparências são aliadas para quem gosta de um estilo mais sexy.

Calçados e acessórios

Definitivamente, para os pés nesse inverno, o calçado da vez é a bota vermelha. Para quem tem receio de arriscar, a dica é deixá-la como a protagonista do look, usando roupas de tons mais sóbrios. E o acessório que bombou no street style das semanas de moda foi a boina, que para os nossos invernos rigorosos é uma boa pedida, além de ser super charmosa.

Invista nas tendências!

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais