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Mudança de hábito: 5 dicas infalíveis para sair do sedentarismo

Saúde por: Taiane Kussler em: 11/12/2017 | 15:30

A lista dos compromissos diários está a cada dia aumentando na agenda, porém para evitar perder tempo, a grande maioria das pessoas adota hábitos mais cômodos para evitar os atrasos. Subir pelo elevador, ir de carro ao trabalho, ficar em frente a TV no fim de semana, assistir a um filme durante a noite e principalmente ficar horas no celular, são atividades que fazem parte da rotina.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasÉ hora de praticar e começar o ano com pé direito
É hora de praticar e começar o ano com pé direito

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Envolvido neste corre corre diário, esquecemos de dar atenção à saúde do corpo ~ e também de espírito ~, ao aderirmos hábitos que levam ao sedentarismo e que consequentemente geram doenças crônicas e acúmulo de calorias ~ninguém vai querer ganhar uns quilinhos a  mais no período que antecede o verão, não é mesmo? ~. Mas, não é preciso gastar muito dinheiro e reestruturar todo o seu tempo para mudar esta realidade e colocar o corpo em movimento. Basta inserir atividades físicas no seu dia a dia, que são possíveis de adaptar à sua agenda de compromissos.

1- A escada pode ser uma aliada

Tudo pode começar a partir das escadas, sem pressa, um degrau após o outro. Geralmente as pessoas optam pelo elevador porque é mais prático e cômodo, mas talvez a escada pode ser uma boa aliada na mudança de estilo de vida. Estes hábitos podem contribuir para uma vida mais saudável e ativa, além disso, fortalece a musculatura, queima calorias, elimina a celulite e melhora a saúde cardiovascular. O que você está esperando?

2- Hora de aproveitar o feriado

Algumas pessoas preferem ficar o domigo assistindo TV, lendo livros ou aproveitando o tempo para colocar o sono em dia. Não que isso não seja importante, é claro, mas há outras opções para evitar o sedentarismo e levantar o astral. Aproveite para fazer programas ao ar livre, como caminhar pela vizinhança ou dar uma pedalada ao entardecer. Assim você irá aliviar o estresse de uma semana agitada e vai praticar atividades físicas prazerosas.

3- Pedale mais

Esqueça do carro e moto, talvez você possa substituí-los por uma bike. esta é uma maneira muito eficaz de perder peso e realizar uma prática sustentável. Para alguns, pode ser uma ferramenta prática de manter a saúde em dia de uma forma prazerosa e divertida. Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%. Além disso, mantém os joelhos protegidos ~ já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim ~. Coxas e os glúteos tendem a ficar mais firmes com este exercício.

4- Insira a caminhada no dia a dia

Aproveite o tempo disponível para fazer uma caminhada ~não necessariamente no fim de semana ~. Esta atividade pode ocorrer durante a rotina como ir à padaria, farmácia ou ao supermercado mais próximo. Voc~e já deve ter enfrentado problemas com estacionamento em lugares mais congestionados, não é mesmo? Talvez esta seja uma alternativa para caminhar um pouco. 

5- Evite movimentos repetitivos

Algumas profissões exigem que o funcionário se mantenha sempre em pé, outras, pelo contrário, é preciso se manter sempre sentado em frente ao computador, por exemplo. Independente da atividade, nenhuma delas faz bem a saúde. É necessário manter-se sempre em movimento o que favorece a circulação sanguínea e o bem estar do corpo. Passar muito tempo sentada não traz benefícios: além de provocar problemas na coluna e nos músculos, ficar horas nessa posição também pode fazer com que surjam varizes e varicoses. Para quem passa grande parte do tempo em pé, pode ter problemas circulatórios (nos membros inferiores), além de lombalgias (dor na região lombar da coluna), alterações posturais, artrose (desgaste das articulações), entre outros.

Comece o ano com pé direito!

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