Mulher bebe? Conheça as confrarias femininas de cerveja em Venâncio Aires

Gastronomia por: Luana Andrade em: 18/07/2017 | 15:00

A cultura cervejeira tem se disseminado com bastante ênfase atualmente. E engana-se quem ainda pensa que cerveja é coisa de homem. A bebida, antes apreciada majoritariamente em ambientes masculinos, ganha cada vez mais adeptas do público feminino que, interessado em conhecer mais acerca das cervejas especiais, não hesita em inserir-se num cenário cada vez mais plural.

Em Venâncio Aires, a sommelier de cervejas Sofia Hoffmann, tem organizado encontros femininos temáticos para a degustação de cervejas e acompanhamentos com orientação. Motivada por um desejo de compartilhar o que havia aprendido sobre cervejas com o público feminino, Sofia fez a proposta das confrarias às amigas Michele Pauli e Mônica Morais, que aceitaram e apoiaram a ideia. Segundo ela, a razão das confrarias é compartilhar conhecimentos sobre cervejas, suas histórias, seus lugares de origem e harmonizações com mulheres que têm interesse em conhecer um pouco mais sobre o universo cervejeiro.

Percebi que as mulheres estão descobrindo este universo, mas nem sempre têm orientação. Na produção de cervejas artesanais, há grande troca de informações sobre cervejas, ingredientes e processos, mas poucas são as mulheres que acompanham seus pares ou que se aventuram na produção de cervejas. E beber também é uma experiência muito boa! 

Foto: Luana de Andrade / Arquivo PessoalSofia Hoffmann fez curso de sommelier de cervejas no Instituto da Cerveja Brasil e, embora não atue continuamente como sommelier, faz workshops, cursos e, agora, organiza as confrarias femininas
Sofia Hoffmann fez curso de sommelier de cervejas no Instituto da Cerveja Brasil e, embora não atue continuamente como sommelier, faz workshops, cursos e, agora, organiza as confrarias femininas

As confrarias ocorrem duas vezes ao mês na Loja Presentariah, e são divididas em dois temas:

1. Confraria Viagem pelo Mundo das Cervejas Especiais (1ª segunda-feira do mês)
Neste grupo, que tem o apoio de Mônica Moraes - proprietária de uma agência de viagens, são debatidos lugares, histórias e geografia das cervejas.

2. Confraria Vênus (3ª quinta-feira do mês)
Este grupo, que tem o apoio de Michele Pauli, é formado por algumas meninas que participam da Cervale (Associação de Cervejeiros do Vale do Rio Pardo), e, por saberem mais sobre o processo de produção cervejeira, têm um perfil diferente do outro grupo.

Os encontros iniciaram com grupos de amigas convidadas por afinidade. Estas participantes, por serem fundadoras, têm sua 'cadeira cativa'. Porém, como os grupos podem ser de até dez integrantes, há disponibilidade para mais cinco ou seis mulheres participarem em cada grupo. O custo não é fixo, pois resulta da soma do valor gasto em bebidas e alimentos dividido pelas participantes. Há uma variação em torno de R$ 35,00. 

Foto: Luana de Andrade / Arquivo PessoalRegistro de uma das confrarias
Registro de uma das confrarias realizada na Loja Presentariah


O principal é que todas se sintam bem, que seja prazeroso e divertido e uma oportunidade de fazer algo diferente e aprender um pouco mais sobre as cervejas especiais.

Te interessou?
Saiba mais sobre as confrarias acessando a página da Sofia no Facebook, onde são publicados os dias e temas de cada encontro. 

Entenda o que é um sommelier
Ser sommelier é estar apto a analisar tecnicamente diferentes estilos de cerveja; sugerir as cervejas adequadas para cada tipo de consumidor, contribuindo para o consumo consciente, responsável e prazeroso do cliente; sugerir harmonizações adequadas aos diferentes tipos de gastronomia; elaborar cartas de cervejas destinadas a diversos perfis de pontos de venda; promover eventos de degustação e harmonização aos mais diversos públicos consumidores; servir o cliente, baseado nas diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas, com o objetivo de satisfazer o cliente da melhor maneira possível; utilizar de conceitos e estratégias de marketing e mercado para fomentar as vendas e a difusão da cultura cervejeira no local de trabalho.

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais