Natal​ ​na​ ​Inglaterra:​ ​8​ ​curiosidades​ ​e​ ​tradições

Viagem por: Ananda Etges em: 01/12/2017 | 10:00

O Natal na Inglaterra é repleto de tradições que marcam o mês de dezembro. A época festiva tem suas diferenças em uma comparação com o Brasil. Por isso, confira algumas curiosidades sobre o Natal na terra da rainha:

1 - É difícil nevar no Natal: o Natal clássico dos filmes americanos tem uma boa dose de neve, com flocos caindo e chão branquinho. Na Inglaterra não é comum ter neve no período de Natal. Quando ela aparece é geralmente em janeiro ou até início de fevereiro. Mesmo assim, o frio marca presença na época natalina, com temperaturas perto de 0 já a partir da metade ou fim de novembro.

2 - Escurece muito cedo: e por ser inverno, por volta das 16h começa a escurecer em dezembro. O dia extremamente curto somado ao frio deixa a rotina mais limitada. O que anima a escuridão são as luzes de Natal, especialmente na região central das cidades. As lojas costumam investir nas vitrines, deixando-as coloridas e enfeitadas, quebrando assim um pouco da melancolia invernal.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasMesmo com o frio as famílias aproveitam a época para curtir o clima de Natal. Na foto Ananda e os filhos Vítor e Clara com a família  que os visitou em dezembro de 2016, a irmã Rafaela Etges e a avó Maria Ely
Mesmo com o frio as famílias aproveitam a época para curtir o clima de Natal. Na foto Ananda e os filhos Vítor e Clara com a família que os visitou em dezembro de 2016, a irmã Rafaela Etges e a avó Maria Ely

3 - A tradição dos mercados de Natal: um dos meus programas favoritos na época de Natal na Inglaterra é visitar os mercados de Natal. Eles estão por todos os cantos, com comidas e bebidas típicas, como o mulled wine, espécie de quentão. Nas barracas você encontra itens decorativos, como bolas de Natal, globinhos de neve, além de outras sugestões de presentes. Confira no blog Projeto de Mãe mais sobre o mercado de natal de Liverpool, que visitamos nas últimas semanas.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & Todasmercado de Natal de Liverpool
Mercado de Natal de Liverpool

4 - Crianças de férias: entre Natal e ano novo as crianças têm alguns dias de férias, período que marca o fim do período escolar de outono. No início de janeiro, quando as atividades na escola retornam, tem início o período de primavera (mesmo em pleno frio congelante de inverno!).

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasVítor e Clara no Winter Wonderland em 2016, um dos maiores eventos de Natal de Londres
Vítor e Clara no Winter Wonderland em 2016, um dos maiores eventos de Natal de Londres

5 - Decoração das casas: a decoração das casas inglesas externamente é muito discreta. Algumas residências colocam algumas luzes na janela principal e/ou uma guirlanda na porta. Já no ambiente interno, como na sala de estar e jantar, as famílias capricham nos elementos natalinos, como arranjos e sacos de Papai Noel, e na montagem da árvore de Natal.

6 - Velas de Natal: e por falar em decoração das casas, um item decorativo que faz muito sucesso, especialmente na época de Natal, são as velas aromáticas. Canela, laranja e baunilha são alguns dos aromas que dão o clima natalino para as casas inglesas.

7 - Calendário do advento: uma tradição muito forte no Natal na Inglaterra é o calendário do advento, que marca a contagem regressiva para o Natal. Muitas marcas e lojas vendem inclusive calendários temáticos. A britânica Body Shop, por exemplo, marca de cosméticos, tem o seu calendário do advento com um produtinho de beleza para cada dia. As versões voltadas para crianças geralmente acompanham pequenos chocolates para os pequenos comerem enquanto esperam os dias que faltam para a chegada do Papai Noel.

8 - Patinação no gelo: um programa clássico na época natalina na Inglaterra, assim como visitar os mercados de Natal, é patinar no gelo. As pistas são montadas em diferentes lugares e você pode reservar seus ingressos pela Internet. No ano passado experimentamos a aventura, que de fato foi emocionante com duas crianças sem se equilibrar nos patins! Confira aqui mais sobre a nossa tentativa de patinar em família!

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasPista de patinação no gelo do Natural History Museum (Museu de História Natural), de Londres
Pista de patinação no gelo do Natural History Museum (Museu de História Natural), de Londres
Siga o Tudo & Todas nas redes sociais