Blog Tudo e Todas

Nordeste: um passeio para conhecer os mais belos pontos do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte

Viagem por: Ana Flávia Hantt em: 22/09/2017 | 10:00

O sonho de conhecer o litoral nordestino foi realizado por Goreti Fogliatto Lopes, que juntamente com o esposo Marco Solano Lopes, o irmão João Fogliatto e o amigo Aurelio Câmara, viajou por 17 dias por destinos como Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasPasseio de buggy nas dunas de Natal até Jenipabu
Passeio de buggy nas dunas de Natal até Jenipabu
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasGoreti em Canoa Quebrada
Goreti em Canoa Quebrada
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasO grupo à espera do pôr-do-sol
O grupo à espera do pôr-do-sol

O ponto de partida foi São Luís do Maranhão, onde o grupo permaneceu durante dois dias e teve a oportunidade de ir de catamarã atá a cidade de Alcântara, conhecida como uma das mais antigas do Brasil. Após, a visita foi aos Lençóis Maranhenses, nas localidades de Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas, assim como um passeio de barco pelo rio Preguiça, com paradas nas localidades de Vassouras, Mandacarú, Caburé e Atins. Saindo dos Lençóis, os visitantes realizaram um passeio de lancha pelo Delta do Parnaíba, de Tutólia a Parnaíba, onde presenciaram o pôr-do-sol e a revoada dos pássaros guarás. 'Muito lindo', confirma Goreti.

Após essa etapa, realizada com um pacote de viagens que dava acesso a transporte e hospedagem, o grupo alugou um carro e dirigiu até a praia Atalia, em São Luis Corrêa, no Piauí. De lá, seguiram viagem até Jijoca de Jericoacoara, onde deixaram o veículo e foram de buggy pela beira do mar até a cidade de Jericoacoara. 'Essa é uma cidade turística de somente 2 km², praia tranquila, mas muito agito noturno, com música ao vivo e forró', destaca Goreti.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasO casal Goreti e Marco junto ao maior cajueiro do mundo
O casal Goreti e Marco junto ao maior cajueiro do mundo
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasLagoa do Paraíso em Jijoca de Jericoacoara
Lagoa do Paraíso em Jijoca de Jericoacoara

Novamente com o carro alugado, o grupo prosseguiu viagem até a praia de Cumbuco, antes de chegar em Fortaleza, onde pernoitaram e conheceram a beira-mar noturna. 'Ali é realizada uma grande feira de roupas, artesanatos ao ar livre e praça de alimentação', enumeram. Goreti conta que a partir dali, a próxima parada foi a praia de Morro Branco, onde se depararam com uma visão incrível feita pela natureza: as falésias, as quais formavam um labirinto de rochas.

A praia Canoa Quebrada - 'cidade aconchegante, onde foi gravada a novela Final Feliz' - foi a próxima a integrar o roteiro, até o grupo chegar no Rio Grande do Norte. Permaneceram durante quatro dias em Natal, onde fizeram passeio de buggy 'com emoção' pelas dunas até Jenipabu. Um dos pernoites ocorreu em Pipa, onde os visitantes curtiram as praias do Madeiro, da Pipa, do Amor, do Cotovelo e a Baía dos Golfinhos. Retornaram a Natal, onde ainda visitaram as praias Ponta Negra e o maior cajueiro do mundo. Com a viagem chegando ao fim, ainda passearam pelas praias Barra Tabatinga e Búzios na companhia dos anfitriões, o casal Sihan Felix e Laísa Roberta Trojaike.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasMarco e Goreti nos Lençóis Maranhenses
Marco e Goreti nos Lençóis Maranhenses
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasAs falésias na praia do Morro Branco, no Ceará
As falésias na praia do Morro Branco, no Ceará
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasO casal nas ruínas da cidade de Alcântara
O casal nas ruínas da cidade de Alcântara

Segundo Goreti, não há palavras que definam a viagem realizada. 'Só posso dizer que nosso Brasil é lindo. Estou encantada! A gente retorna com excessos de bagagens de culturas diferentes, e com muitas saudades dos lugares e amigos que fizemos. E assim cheguei, mas tenho muito o que aprender e conhecer, por isso estou ansiosa pela próxima viagem'.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais