Blog Tudo e Todas

Padaria Schuh: o lugar que faz parte da minha memória afetiva

Gastronomia por: Luana Andrade em: 03/10/2017 | 17:00

 

Nos meus primeiros anos de vida, morei na mesma quadra da Padaria Schuh e, quase que diariamente, acompanhava meus pais nas idas à padaria, ainda sem muito enxergar além do balcão. Um pouco mais crescida, ia sozinha - anos 90, segurança, liberdade e aquelas coisas que a gente não está mais acostumado. Saía de casa acelerando os passos, dobrava a esquina para a rua 15 de Novembro, subia e descia os degraus da Barbearia do Sérgio e entrava na padaria. Fazia meu pedido, entregava as moedinhas e, no mesmo passo acelerado, voltava saltitante para casa. Era a minha rotina.

Por estas doces lembranças, o Schuh faz parte da minha memória afetiva. Por muito tempo, entrar na padaria era como voltar à infância. Cada cantinho continuava igual. Hoje, o ambiente é outro: tem novo formato, está mais amplo, moderno e aconchegante. E é deste novo momento da padaria que escrevo. Vou ao Schuh com certa frequência, e escolho minha última experiência gastronômica para contar. 

Foto: Luana de Andrade / Tudo & TodasO espaço está bastante iluminado e confortável.
O espaço está bastante iluminado e confortável

Domingo, como de costume, estava salivando por um doce. Propus ao Armando de irmos à Padaria Schuh. Como chegamos assim que o local abriu, o movimento era tranquilo. Escolhemos um sofá, pegamos um cardápio e escolhemos as bebidas. Armando pediu um expresso com leite e eu, aproveitando o calor, pedi um capuccino gelado com chantilly, claro. A taça é grande e, inclusive, seria suficiente para os dois. Formiga que sou, aproveitei a quantia sozinha.

Foto: Luana de Andrade / Tudo & TodasCafé feito na hora.
O Armando não dispensou o expresso feito na hora
Foto: Luana de Andrade / Tudo & TodasTaça - gigante - de capuccino gelado
E eu me diverti com essa taça gigante de capuccino gelado

No balcão da padaria, fomos aos pedidos de comida. Esses momentos constumam envolver certa tensão da minha parte, ainda mais diante de tantas tortas, salgadinhos e docinhos. A vontade é pedir tudo, juro! Armando pegou um pedaço de pizza de calabresa, e eu uma fatia de torta fria e 5 docinhos (brigadeiro, damasco com chocolate branco, brigadeiro com flocos crocantes, camafeu de nozes e trufa de brigadeiro). Amo brigadeiro? Amo forte.

Foto: Luana de Andrade / Tudo & TodasPizza de calabresa super recheada
Pizza de calabresa veio quentinha e super recheada
Foto: Luana de Andrade / Tudo & TodasTorta fria de frango
Torta fria de frango umedecida no ponto que gosto: nem seca, nem encharcada

Armando sempre é mais contido no doce. Eu nunca. Aproveitei a deixa e comi os 5 docinhos que havia pedido bem solita, saboreando cada milímetro de chocolate. Todos os docinhos estavam maravilhosos, mas o de damasco com chocolate branco estava supimpa, mesmo!

Foto: Luana de Andrade / Tudo & TodasMeu lado formiga sempre provalece
Meu lado formiga sempre provalece

O mais interessante de ir ao Schuh é a possibilidade de fazer um mini café colonial tamanha a variedade de itens no balcão. São inúmeras combinações de sabores que fazem cada ida à padaria uma experiência diferente. Isso sem contar o que é oferecido no cardápio: crepes, sanduíches e otras cositas más. É comida para todos os paladares e bolsos. 

Exceto as bebidas, todos os itens que pedimos eram valorados pelo kilo. Somando tudo, gastamos R$ 22,23. Menos de R$ 11,50 por pessoa para um cafézão de domingo que acabou me valendo como janta. É uma forma bem prática de ~comer algo diferente~ sem gastar tanto. 

Que a tradição de oferecer doces lembranças permaneça sempre nesse lugar!

Padaria Schuh
Endereço: Rua 15 de Novembro, 1313 Venâncio Aires
Telefone: (51) 3741-1435
Facebook: padariaschuhvenancio
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 06h30 às 12h - das 13h30 às 20h. Sábado das 06h30 às 12h - das 14h às 20h. Domingo das 08h às 11h30 - das 16h30 às 20h.

> A sessão de gastronomia do Tudo & Todas oferece opiniões pessoais sobre gastronomia sem ligação comercial com os estabelecimentos.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais