Panetone gourmet: 5 ideias para rechear e decorar essa delícia do Natal

Gastronomia por: Ana Flávia Hantt em: 17/12/2017 | 11:00

Ok, talvez seja o cúmulo da gordice, mas vai dizer que vocês se contentam com aquelas gotas esparças de chocolate ou a meia dúzia de frutas cristalizadas que são colocadas em chocotones e panetones? Claro, o bolo típico de Natal por si só é muito saboroso, mas o que dizer dos belos doces trufados, que agradam aos olhos e ao paladar?

Se você deseja ter um item diferente na ceia de Natal, ou mesmo presentear as pessoas, reunimos algumas ideias para rechear e decorar panetones e chocotones.

Se você for bem habilidoso na cozinha, pode começar todo o processo do zero, preparando também a massa do bolo natalino. Uma receita bacana, e que parece dar muito certo, é essa aqui.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasQue lindeza, né?
Que lindeza, né?

Mas se você está sem tempo, acha difícil, ou tem ~preguiça~ mesmo, pode encomendar em uma padaria quantas unidades você precisa, ou mesmo comprar itens de marcas famosas (nesse caso, o custo final fica um pouco mais elevado, mas você conhece o produto que está adquirindo).

Feita essa decisão, vamos aos recheios e coberturas?

1. Floresta Negra

Feito com trufa de chocolate, cerejas com licor e chantilly. Veja a receita completa aqui.

2. Sorvete

Esse é ainda mais fácil de fazer, porque basicamente você terá que comprar o panetone e o sorvete de sua preferência. Aí, basta só tirar o miolo como explicado acima, e acrescentar o recheio. Para a cobertura, derreta chocolate no micro ondas ou em banho-maria, despeje sobre o panetone, e decore da forma que desejar.

3. Limão

Para quem não é tão fã assim dos sabores mais doces, uma ideia é rechear o panetone ou chocotone com mousse de limão. Para isso, você vai precisar de uma caixa de leite condensado, uma caixa de creme de leite, suco de alguns limões e chocolate branco. Vale também usar a mesma receita, mas substituir o limão por maracujá. Veja o passo a passo aqui.

4. Chocolate e nozes

Com a cara do Natal, esse panetone é super bonito, e promete ser bem delicioso. O processo também é simples. Basta fazer ganaches de chocolate branco e preto e misturar as nozes. Veja receita completa aqui.

5. Prestígio

Com muito côco e leite condensado, esse é outro sabor diferente para o panetone ou chocotone. Essa receita - e outras ideias - aqui.

***

E então? Se inspirou para preparar algumas delícias neste Natal?

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais