Blog Tudo e Todas

Páscoa: 7 receitas saborosas para comemorar a data com a família

Gastronomia por: em: 09/04/2017 | 16:00

Planeja passar o feriado da Páscoa em casa? Ou, quem sabe, reunir a família nessa data?

Para tudo ficar ainda mais especial, uma refeição bem planejada e diferente, com direito a entradinhas e sobremesa, é essencial. Por isso, vale à pena passar mais tempo na cozinha, planejar o cardápio e investir em pratos elaborados e super saborosos.

Quer preparar aquela refeição, para toda a família, e passar a Páscoa da melhor maneira? Confira 7 receitas que caem super bem nessa data (ou em qualquer outra, né?)

1. Frango Xadrez

INGREDIENTES:

Tempero do frango (uma hora de antecedência):

1 colher (sopa) rasa de colorar ou páprica picante
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) rasa de mostarda
1 colher (sopa) de suco de limão

Prato:

2 colheres (sopa) de óleo
500g de peito de frango em cubos
1/2 cebola picada em pedaços grandes
2 dentes de alho picados
1/3 de pimentão vermelho picado em pedaços grandes
1/3 de pimentão amarelo picado em pedaços grandes
1/3 de pimentão verde picado em pedaços grandes
1 xícara de brócolis ninja (miúdo) separado em buquês
50g de amendoim sem pele torrado
Cebolinha verde a gosto

Molho:

1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho
100ml de água
50ml de shoyu
1/2 envelope de caldo de galinha em pó 

MODO DE PREPARO:

Tempere o frango com antecedência. É importante não ser um tempero forte, porque o molho que vai no final já é bem salgado. Refogue o frango no óleo até dourar. Junte a cebola e o alho e mexa por alguns segundos. Junte os pimentões e o brócolis. Acrescente 100ml de água e mantenha a panela tampada até os vegetais perderem o aspecto de cru. Deixe cozinhar até o ponto desejado. Junte o amendoim. Misture os ingredientes do molho e jogue por cima. Deixe ferver e engrossar. Salpique cebolinha na hora de servir.

2. Costela ao Barbecue

INGREDIENTES:

1kg de costela de tira bovina
1kg de cebolas
Molho barbecue (de qualidade)
Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

Tempere a carne com sal e pimenta. Corte as cebolas em rodelas grossas. Forre a panela de pressão com uma cama de cebolas; por cima, coloque a costela, outra camada de cebolas e mais uma de costela ou até acabar. Não coloque água, senão a carne fica dura. Essa quantidade de cebola é justamente para que a água saia dela e não precise colocar na panela. Tampe e conte 30 minutos da hora que começar a chiar (no caso daquelas panelas mais antigas) ou 30 minutos direto (no caso das panelas modernas).

Depois disso, coloque as costelas numa assadeira e leve ao forno (já pré-aquecido e, se for elétrico, mais perto da resistência de cima) para dourar. Enquanto isso, pincele o barbecue. Ela só ficará lá para dourar, então não deve deixar muito tempo para que não fique seca também.

3. Risoto de Camarão

INGREDIENTES:

2 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
500g de camarão tamanho médio descascado e limpo
1 xícara (chá) de palmito cortado em pedaços
1 xícara (chá) de vinho branco seco
2 tomates italianos sem pele picados com as sementes
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 pitada generosa de pimenta caiena
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite
Suco de 1/2 limão tahiti
Sal a gosto
Salsa fresca picada para finalizar
2,5 litros de caldo de legumes para o preparo do risoto

MODO DE PREPARO:

Mantenha à parte o caldo de legumes bem quente. Aqueça o azeite numa panela grande e refogue a cebola e o alho. Em seguida, junte o arroz e frite rapidamente até ficar brilhante. Regue com o vinho branco seco e aguarde o álcool evaporar. Comece a regar o arroz com o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez. Depois de alguns minutos mexendo o risoto e regando com o caldo, junte o tomate picado e o palmito. Enquanto isso, disponha os camarões limpos em um prato fundo e regue com o suco de limão e um fio de azeite, e polvilhe sal. Deixe por apenas 5 minutos, escorra o caldo e reserve.

Continue mexendo o arroz e regando com o caldo de legumes; à medida em que o caldo seca, vá acrescentando mais. Quando o arroz estiver quase no ponto al dente, tempere com a pimenta caiena, ajuste o sal. Aqueça bastante uma frigideira e coloque um fio de azeite. Quando a frigideira estiver bem quente, salteie os camarões por apenas 2 minutos e desligue. Assim que o ponto do arroz estiver bom, com o centro ainda durinho e as bordas do grão macias, acrescente os camarões salteados ao arroz e misture delicadamente. Acrescente mais uma boa concha de caldo, a manteiga, misture delicadamente.

Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o risoto descansar por 3 minutos. Antes de servir, regue com azeite e polvilhe a salsa fresca picada.

4. Rondelli de Brócolis

INGREDIENTES:

1 pacotinho de brócolis congelado (ou brócolis comum já cozido)
400g de ricota
250g de mussarela ralada
100g de catupiry
Cheiro-verde a gosto
1/2 cebola
1 dente de alho amassado
Sal à gosto
2 colheres (sopa) de leite 
1 rolo de massa para pastel (500g)
Molho vermelho pronto com a mesma medida de água + orégano e temperos (só misturar)
Molho branco a gosto
Queijo ralado para gratinar

MODO DE PREPARO:

Num recipiente, amasse bem a ricota com um garfo e adicione a cebola bem picadinha, o alho, mussarela ralada, o brócolis já cozido conforme as instruções da embalagem, e o catupiry. Adicione também o cheiro-verde e o leite, misture bem e vá adicionando sal até ficar ao seu gosto. Vá experimentando. Se necessário, coloque mais um pouquinho de leite, para ficar mais fácil espalhar. Abra a massa de pastel, espalhe uma camada fina de recheio e vá enrolando até ficar na espessura que você deseja. 

Corte em rodelas mais ou menos grossas (com a espessura da massa de pastel). Num refratário, coloque por baixo o molho vermelho levemente temperado, arrume os rondellis lado a lado, e, por cima, coloque o molho branco até que cubra tudo. Salpique parmesão ralado e leve ao forno médio pré-aquecido para cozinhar e gratinar. Assim que começar a dourar nas bordas, estará bom!

5. Cupcake de Páscoa

INGREDIENTES:

Cupcake:

1 xícara de farinha de trigo
1 obo
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (chá) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de fermento químico em pó

Cobertura de chocolate:

200g de chocolate ao leite ou meio amargo picado
100g de creme de leite de caixinha (meia caixinha de 200g)
Ovinhos de chocolate para decorar

MODO DE PREPARO:

Cupcake: 

Bata com um fouet o ovo e o açúcar até misturar bem; acrescente a manteiga e bata mais um pouco. Acrescente a baunilha, a farinha de trigo e o cacau em pó, alternados com o leite, e, por último, o fermento em pó. DICA: Se a massa ficar muito dura, acrescente mais um pouquinho de leite. Preencha 2/3 de cada forminha de cupcake e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC, por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar.

Cobertura:

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e misture com o creme de leite. Deixe na geladeira coberto com plástico filme até que endureça. Use para cobrir o cupcake com bico de confeitar ou espalhe com uma colher, como preferir. Decore com os ovinhos.

6. Colomba Trufada

INGREDIENTES:

1 unidade de Colomba Pascal de Gotas de Chocolate da Bauducco
400g de chocolate meio amargo picado (pode ser ao leite, se você preferir)
1/2 caixinha (100ml) de creme de leite
1 colher (chá) de essência de rum (opcional)
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de castanha de caju picada
4 cerejas cortadas ao meio

MODO DE PREPARO:

Derreta o chocolate e o creme de leite no microondas e misture bem. Pare o funcionamento do microondas a cada 30 segundos para mexer e repita a operação até estar um creme uniforme. Junte a essência de rum e o mel. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Corte a tampa da Colomba Pascal Gotas de Chocolate da Bauducco e retire uma parte do interior para fazer uma cavidade.

Coloque uma parte da trufa dentro, cubra com o 'miolo' que foi retirado, espalhe mais uma camada de trufa e 'tampe' novamente a Colomba. Mantenha a trufa que sobrou em temperatura ambiente e leve a Colomba à geladeira por 1 hora. Espalhe a trufa por cima da Colomba e decore com as castanhas de caju e as cerejas.

7. Pavê de Limão

INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado (395g)
1 lata de creme de leite (ou 2 caixinhas pequenas)
100ml de suco de limão (mais ou menos 3 limões grandes)
Raspas de limão para decorar
200g de biscoitos Maizena

MODO DE PREPARO:

No liquidificador, bata o suco de limão, o creme de leite e o leite condensado. Cubra o fundo de um recipiente de vidro com biscoitos Maizena, coloque o creme de limão por cima, depois faça outra camada com biscoitos e cubra novamente com o creme de limão. Vá fazendo as camadas até acabarem os biscoitos e o creme. Decore com raspas de limão, cubra o recipiente com uma tampa ou plástico filme. Leve ao congelador por aproximadamente 3 horas. Sirva.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais