Blog Tudo e Todas

Patinadores falam sobre a emoção de conduzir a Tocha Olímpica

Patinação por: Ana Flávia Hantt em: 18/07/2016 | 17:30

Em vésperas das Olimpíadas Rio 2016, o Brasil vive o clima do evento, especialmente nas cidades onde a Tocha Olímpica tem sido conduzida. Personalidades das mais diversas áreas têm participado desse momento, e é claro que representantes da patinação brasileira não ficaram de fora. Muitos atletas do esporte, em diferentes estados do país, foram escolhidos para auxiliar na tarefa de disseminar o espírito olímpico.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasLaura Costa Barreto, em Brasília
Laura Costa Barreto, em Brasília

Já no primeiro dia do símbolo olímpico no Brasil, a atleta Laura Costa Barreto participou da cerimônia que ocorreu no Distrito Federal. A patinadora de 15 anos conta que foi escolhida ao participar de um concurso escolar promovido pela Coca-Cola, no qual deveria ser enviado um vídeo, foto ou texto com o tema 'espalhe a felicidade por meio do movimento'. Ao enviar um vídeo com fotos suas no esporte, foi selecionada.

"Foi uma grande emoção e alegria poder participar dos preparativos para a primeira olimpíada no Brasil, e carregá-la no seu primeiro dia em solo nacional", conta.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasMarina, em Novo Hamburgo; e Roberta, em Santa Cruz do Sul
Marina, em Novo Hamburgo; e Roberta, em Santa Cruz do Sul

Também selecionada pelo concurso escolar, Marina Mendonça Reggi foi uma das condutoras da Tocha em Novo Hamburgo (RS). Aos 15 anos, a atleta conta que este foi um momento muito especial. "Tenho certeza que será inesquecível ter feito parte de uma história que passou pelo Brasil", comenta.

Outra representante da nova geração do esporte foi Roberta Etges, de Santa Cruz do Sul (RS). Indicada pela Administração Municipal para ser uma das condutoras, a patinadora destaca que sentiu-se muito feliz e honrada por poder representar o esporte que já pratica há 11 anos.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasTalitha Haas (esquerda) em Novo Hamburgo
Talitha Haas (esquerda) em Novo Hamburgo

Ainda no Rio Grande do Sul, atletas de grande importância para o esporte no país tiveram a oportunidade de participar deste momento. Foi o caso do multicampeão Marcel Stürmer, que conduziu a tocha em Lajeado; e da medalhista de prata nos Jogos Panamericanos de Toronto, Talitha Haas, que abriu o percurso em Novo Hamburgo.

A jovem comenta que, embora a patinação não seja um esporte olímpico, a partir da experiência pode sentir-se parte das Olimpíadas. Ela conta que recebeu o convite da Administração Municipal, ainda no ano passado, para representar os atletas da cidade.

Conduzir a tocha significou muito pra mim. Foi uma emoção e energia incríveis durante o percurso."

Foto: Divulgação / Tudo & TodasYago Gomes de Souza, em Guaíba
Yago Gomes de Souza, em Guaíba

Em Guaíba (RS), o patinador autista Yago Gomes de Souza também pode participar desse momento. Segundo sua mãe, Fátima, foi um momento muito marcante para o atleta:

Dava pra ver a felicidade em suas expressões, apesar dele não conseguir expressar com palavras. Observamos que ele se sentiu muito importante em fazer parte deste momento", conta.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasBruna Cunha, em Guaíba
Bruna Cunha, em Guaíba

Também em Guaíba, a patinadora e técnica Bruna Cunha foi a primeira a conduzir a tocha, abrindo o percurso para os demais condutores. Também convidada pela Administração Municipal, ela conta que participar deste momento foi um brinde à sua trajetória no esporte. Bruna lembra que foi a primeira atleta do município a ser convocada para a Seleção Brasileira de Patinação Artística, em 2002; e que como técnica, formou atletas que conquistaram resultados em nível internacional.

A emoção que vivi em ver meus alunos, atletas, amigos e familiares correndo ao meu lado quando conduzi a tocha, foi indescritivel. Realmente algo mágico, momento único que ficará eternizado em meu coração. Todo atleta sonha em chegar às OlimpÍadas, ou pelo menos se aproximar do processo. Posso dizer que fiz parte das Olimpiadas 2016 e me sinto honrada."

Foto: Divulgação / Tudo & TodasDiego Reis
Diego Reis

Em Realeza (PR), no dia 2 de julho, foi a vez de Diego Reis participar da cerimônia. O jovem conta que já ficou feliz quando soube que a Tocha passaria por sua cidade. Ao ser indicado, a felicidade foi maior ainda. Ele, que realizou o percurso usando patins, teve ainda a oportunidade de divulgar a patinação.

Foi um dia único poder participar deste maravilhoso evento esportivo, que ficará para a história do país."

***

Nesta terça, 19 de julho, participam os patinadores Patrícia MartinsVitor Santos, em Sertãozinho (SP); Na sexta-feira, 22 de julho, será a vez de Tatiana Domingues participar desse momento em Santos (SP). Por fim, na véspera da abertura das Olimpíadas, em 4 de agosto, o patinador Fernando Louzada de Jesus participa da cerimônia no Rio de Janeiro.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais