Blog Tudo e Todas

Práticas simples auxiliam na organização dos ambientes

De casa por: Taiane Kussler em: 04/01/2019 | 19:00

Organizar a casa e manter os objetos dispostos nos lugares corretos pode ser uma prática que, no primeiro momento, pode trazer 'dores de cabeça', principalmente para quem não tem muito tempo. Porém, é preciso observar que a organização também traz resultados positivos, pois pode contribuir com a praticidade, o conforto e a tranquilidade. A organização pode ser uma aliada ao dia a dia, ao se tornar uma ferramenta facilitadora. 

De acordo com a arquiteta e consultora de ambientes, Luciane Wieth Born, a organização deve ser tratada como um 'evento': ela será realizada uma única vez, depois é só mantê-la. "Organizar significa encontrar um lugar, uma casa para cada objeto que temos, para isso, não é necessário mudar o estilo ou decoração da casa", afirma. Outro detalhe importante é a reutilização dos objetos. "Vidros, potes, caixas, tudo pode ser reutilizado, esses materiais podem ser usados como organizadores para manter cada objeto no respectivo lugar", salienta. 

Se você sabe tudo que tem e sabe onde está aquilo que precisa, não perde tempo procurando objetos, não compra comida que já tem em casa, evita o desperdício, pois tudo que tem está dentro do prazo de validade. A organização vem como uma ferramenta complementar na vida das pessoas. Organizar significa simplificar."

Mudança de hábito é o primeiro passo

Iniciativa é a palavra-chave da organização, mas, para que isso aconteça, algumas vezes é preciso mudar os hábitos e o comportamento de rotina. O primeiro passo começa pelo desapego. Tudo aquilo que não tem utilidade pode ser descartado ou doado para alguém. Além disso, tudo que for tirado do lugar, deve ser devolvido, isso é o básico para manter a organização.

Depois de organizado, o ambiente se torna mais clean, pois tudo está onde deveria estar. A organização deve ser feita em etapas, nunca acorde determinado a organizar tudo em um só dia. Isso não acontece e você acaba se frustrando. 

Práticas simples

Faça uma coisa de cada vez. Que tal começar a organizar uma gaveta por dia? Conforme a consultora de ambientes, quando organizar o seu guarda-roupa, comece selecionando o que você realmente usa, o que pode ser doado e o que é descarte, o que precisa de conserto, o que é lixo. Depois categorize. Separe todas as camisetas e todas as calças. Distribua nas prateleiras ou gavetas onde irão ficar. Ai, sim, vêm as dobras. "Não existe uma maneira certa para se dobrar uma roupa, existe a maneira que ela irá ficar bem acomodada no seu armário. Tudo é feito de forma personalizada, cada casa é um caso! O que é fundamental para você pode não ser para mim," salienta.

Veja abaixo cinco práticas a serem adotadas na organização de ambientes, indicadas pela consultora Luciane Wieth Born. O método pode trazer mais praticidade para o dia a dia. Vamos lá!

1- Quarto

O guarda roupa é o maior vilão dos dormitórios. Depois de organizado, a vida se transforma! Conseguimos saber exatamente as roupas que temos e o estado de conservação em que elas estão. Categorize, dobre e faça pilhas pequenas. Além de deixar seu armário bonito facilitará muito sua rotina agitada.

2- Banheiro

Armários de banheiro são sempre pequenos. Utilize caixas organizadoras para categorizar os cremes, xampu e sabonetes. Ou utilize ainda gaveteiros. Isso ajudará a manter tudo organizado no seu banheiro.

Prefira sempre caixas plásticas e transparentes. Por ser uma área úmida, caixas de papelão poderão estragar com o tempo. Caixas plásticas podem ser lavadas se algum produto vazar. Caixas transparentes ajudam na visualização dos produtos.

3- Cozinha

Uma dica para organizar a cozinha é guardar os alimentos já abertos em potes plásticos ou de vidro. Isso facilita a visualização do alimento além de deixar a cozinha um charme!

É importante sempre deixar junto a data de validade do alimento.

4- Sala

Se você tem muitos livros na sala, uma dica para deixá-los organizados e ainda decorar o ambiente é utilizar nichos ou prateleiras. Você pode organizar por temas, cores ou tamanhos. 

5- Lavanderia

Normalmente, as áreas de serviço estão cada vez menores. Precisamos selecionar os produtos que usamos com maior frequência e deixá-los em locais de fácil acesso. Podemos instalar prateleiras acima do tanque ou da máquina de lavar roupa onde podemos colocar os produtos como sabão em pó, sabão em barra e detergentes.

>> Como funciona a consultoria de ambientes?

A consultoria começa com uma conversa, na qual, é feito um diagnóstico das necessidades, respeitando sempre as particularidades de cada um. Veja o passo a passo:

 1. Seleção dos objetos: Com o auxílio do cliente é realizada a seleção dos objetos. Observando o estado de conservação e a necessidade ou vontade de guardar o objeto. Tudo que não for mais utilizado e ainda estiver em bom estado será doado ou vendido, o que precisar de conserto será consertado e o que for lixo será descartado.

2. Categorização: na categorização as roupas e objetos são separados em categorias, como calças, camisetas, copos, xícaras, contas pagas, notas fiscais, etc.

3. Organização dos espaços: organização dos objetos nos armários e gavetas. Em caso de roupas, nessa etapa são feitas as dobras de maneira que fiquem bem acomodadas de acordo com o espaço disponível. As dobras são feitas para que se tenha uma melhor visualização e para evitar que as peças sejam danificadas.

4. Identificação: tudo é devidamente etiquetado, para que a manutenção seja possível, assim qualquer pessoa que pegar o objeto saberá onde guardá-lo posteriormente. 

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais