Blog Tudo e Todas

Promessa da patinação: com apenas 10 anos, Fernanda Bortoluzzi comemora conquistas no esporte

Patinação por: Ana Flávia Hantt em: 12/06/2017 | 14:30

Foi vendo a irmã mais velha, Nathalia, patinar, que Fernanda Bortoluzzi, hoje com 10 anos, decidiu que também desejava fazer parte deste esporte. Com apenas quatro anos passou a fazer aulas, e logo estava participando das apresentações de seu clube, a Pattins Sul. Um ano depois, encarou sua primeira competição, na categoria Fraldinha, conquistando o primeiro lugar.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasFernanda Bortoluzzi
Fernanda Bortoluzzi

Essa foi a primeira de um total de aproximadamente 70 medalhas obtidas nos últimos anos. Ao participar de competições em nível estadual, nacional e internacional, Fernanda tem construído seu nome no esporte, sempre com muito esforço, e tendo atletas mais velhos como modelo.

Enquanto patino, sempre procuro me inspirar em atletas importantes, como a Nayara Simões, por exemplo. Hoje, adoro fazer a modalidade Livre na patinação, que são saltos e currupios; eu sempre ficava assistindo ao Marcel Stürmer e imaginando o dia que conseguiria patinar como ele", conta.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasAtleta compete em modalidades como Livre e Figuras Obrigatórias
Atleta compete em modalidades como Livre e Figuras Obrigatórias

Para alcançar essa trajetória, a jovem atleta tem uma rotina de muita dedicação, com treinos quase diários próximo aos dias das competições, além da rotina de estudos. Aluna do sexto ano do Ensino Fundamental, Fernanda sabe que uma das condições para manter-se no esporte é apresentar boas notas em sala de aula. Por isso, todos os dias, ao retornar da escola, faz as tarefas de aula e resumo para provas, e muitas vezes, aproveita até mesmo o caminho para os treinos, para estudar.

Para poder competir no nível internacional, preciso treinar muito. Alguns dias treinamos durante a tarde toda, pois faço todas as modalidades, mas é muito divertido, porque o clube tem meninas muito legais. Treinamos bastante, mas nos divertimos muito também. Sempre dá tempo de lanchar, brincar um pouquinho e até sai uns 'dormidão' na casa das amigas de patinação."

Tudo isso, sem falar das amizades que constrói durante as competições. No intervalo das provas, até jogos de cartas ocorrem para distrair as atletas. 

É assim que esta jovem, porém experiente patinadora, vive o esporte. Ao longo dos anos, já foi campeã gaúcha na modalidade Free Dance e Solo Dance, e vice campeã brasileira de Livre. Em 2016, foi também vice campeã pan-americana juntamente ao quarteto 'descendentes'.

Embora garanta que, entre as conquistas, nem sempre a medalha de campeã é a mais importante, Fernanda comemora os resultados que já obteve em 2017. Conquistou o terceiro lugar na classe internacional no combinado de Livre/Figuras, no Campeonato Brasileiro, e ainda a convocação da seleção brasileira para o Sul-Americano, como atleta individual, em duas modalidades: Livre e Figuras Obrigatórias.

Estou treinando bastante para o sul-americano. Meu sonho é conseguir fazer tudo o que sei e treinei sem errar nada. Sei que é um nível muito difícil. Só participar deste campeonato já é uma grande conquista, mas gostaria de me sair bem e voltar muito feliz", resume a atleta que estará entre os dias 22 a 27 de junho, competindo em Mar Del Plata, na Argentina.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais