Blog Tudo e Todas

Qual é a postura correta para ficar em frente ao computador ou falar ao celular?

Comportamento por: Taiane Kussler em: 24/07/2018 | 19:00

O uso contínuo do celular é um hábito que já está inserido na rotina dos brasileiros. Os aparelhos tecnológicos estão por toda a parte e para algumas pessoas, são considerados indispensáveis, ao ser uma ferrramenta de uso pessoal obrigatório. No ambiente de trabalho, no intervalo de almoço ou para buscar uma receita nova para preparar no fim de semana, o aparelho é um item que, na maioria dos casos, facilita o dia a dia das pessoas. Porém, o que muitos usuários não percebem é que o uso excessivo do celular pode trazer sérios problemas à saúde e os sinais se refletem no corpo.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasDe acordo com a quiropraxista, Ao inclinar a cabeça, você pode até não perceber, mas ela pesa. Em posição normal, a cabeça de um adulto pesa cerca de 5 quilos. Com a inclinação para observar o smartphone, a sobrecarga passa a ser maior, e dependendo da inclinação, pode atingir cerca de 15 quilos.
De acordo com a quiropraxista, em posição normal, a cabeça de um adulto pesa cerca de cinco quilos. Com a inclinação para observar o smartphone, a sobrecarga passa a ser maior, e dependendo da inclinação, pode atingir cerca de 15 quilos.

Veja abaixo quais são as 5 dicas da quiropraxista Roselei Adams para manter uma postura adequada durante o uso do celular:

1. Deixe o aparelho na altura dos seus olhos;

2. Mantenha o pescoço ereto

3. Evite flexionar muito os braços.

4. Tente apoiar o braço em uma superfície estável;

5. Utilize as duas mãos para segurar o aparelho e digite com os dois polegares. Isso vai proporcionar uma posição mais equilibrada para o seu corpo.

 

***

Não é apenas no celular que as pessoas mantém uma postura inadequada. as consequências também podem surgir quanto ao uso do computador, principalmente durante o trabalho, onde o usuário fica exposto em frente a tela durante oito horas ao dia ou mais, dependendo da profissão. Roselei acredita que nestes casos, é preciso intercalar o tempo de exposição ao estabelecer horários para levantar da cadeira e se movimentar. O ideal é não passar mais do que uma hora sentada. Segundo ela, é aconselhável caminhar pelo local de trabalho e alongar-se quando possível. Manter esse hábito alivia a dor lombar, e cervical além de ativar a circulação.

Manter-se sentado pode parecer confortável, mas essa posição faz com que os discos intervertebrais sejam desgastados, devido ao peso do corpo e à má postura. Tal desgaste inicia, em poucos anos, um processo degenerativo silencioso e irreversível.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasDores nas costas e na cervical pode influenciar na baixa produtividade no trabalho
Dores nas costas e na cervical pode influenciar na baixa produtividade no trabalho

De acordo com a quiropraxista, o corpo humano não aguenta ficar parado por muito tempo somente em uma posição. "A falta de movimento favorece que os músculos entrem em fadiga e comecem a doer".  Os principais desconfortos são dores de cabeça, dores na região do pescoço (coluna cervical), mãos e dedos, ombros e região lombar. 

Para evitar a má postura durante o uso do computador, Roselei indica a posição correta:

1. Sentar-se numa cadeira confotável, que apoie completamente as costas. A coluna lombar deve possuir um apoio. Manter os ísquios (parte inferior da pelve) encostados no acento;

2. Manter os dois pés apoiado (90 graus) no chão ou no descanso de pés, paralelamente;

3. Apoiar os dois braços na mesa, de modo que as mãos repousem suavemente no teclado, no mouse ou na mesa

4. A tela do pc deve ficar distância do seu braço esticado. Faça o teste: estique seu braço e verifique se somente a ponta dos seus dedos tocam na tela do pc;

5. A altura da mesa é outro fator importante. Ela deve permitir que a tela do pc esteja ao nível dos seus olhos, quando seu queixo estiver paralelo ao chão;

Foto: Divulgação / Tudo & TodasQuiropraxia pode auxiliar no tratamento da má postura
Segundo Roselei Adams, a falta de movimento favorece que os músculos entrem em fadiga e comecem a doer.

Adotar esta postura e manter-se nela sempre que estiver à frente do computador é fundamental. Assim evita-se dor nas costas e a má postura, além da gordurinha localizada que pode desenvolver-se através de uma vida sedentária e é favorecida pela má circulação sanguínea e pela fraqueza dos músculos abdominais.

Hoje em dia as pessoas são submetidas a fatores estressantes, que as obrigam a adotar posturas viciosas e realizar movimentos repetitivos, Situações associadas ao sedentarismo e as tensões emocionais, também podem desenvolver dores que, direta ou indiretamente, influenciarão no rendimento profissional e qualidade de vida. Para amenizar estes problemas, a quiropraxia pode ser uma alternativa para o tratamento, ao aliviar os  sintomas causados pela má postura.

As técnicas podem ajudar na sua rotina de trabalho, melhorando sua postura e aliviando dores. O tratamento quiroprático é composto por técnicas manuais, orientações posturais, programas de alongamentos específicos, liberação muscular e modificações do estilo de vida. 

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais