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Qualidade de vida: saiba qual é a diferença do studio pilates e mat pilates

Saúde por: Taiane Kussler em: 16/07/2018 | 19:00

Seja para realizar uma atividade física completa ou para buscar um tratamento e reabilitação para alguma patologia, o pilates tem atraído pessoas de diferentes idades, tanto mulheres quanto homens, idosos e até mesmo crianças. Os exercícios aparentemente suaves, de baixo impacto e de poucas repetições, apresentam resultados positivos para a saúde, ao alongar e fortalecer o corpo como um todo. O método inovador tem sido incorporado com frequência no dia a dia das pessoas, que buscam uma melhor qualidade de vida, ao encontrar o equilíbrio físico e mental.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasPilates é recomendado para correção postural e tratamento de outras patologias
Pilates é recomendado para correção postural e tratamento de outras patologias

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Segundo a fisioterapeuta, Larissa Luíza Bertram, muitas pessoas buscam o pilates em decorrência de queixas de dor relacionadas à coluna vertebral, bem como, uma disfunção na coluna, hérnia de disco, alterações posturais, entre outras patologias que requerem cuidados específicos com o corpo. Ela acrescenta que o pilates fortalece a musculatura do corpo todo, principalmente os músculos abdominais e a musculatura de sustentação da coluna, sendo assim auxilia no alivio das dores e melhora a postura, por isso acaba sendo indicado e procurado para as disfunções da coluna.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasA fisio acredita que é importante procurar um especialista para buscar o tipo que melhor se adapte ao seu estilo vida e seus objetivos.
A fisio acredita que é importante procurar um especialista para indicar o método que mais se adapta ao estilo vida e objetivos de cada paciente.

Pessoas que buscam como atividade física além dos benefícios físicos, como o fortalecimento e alongamento da musculatura têm de quebra a diminuição de problemas relacionados ao estresse, diminuindo a tensão e a fadiga.

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Embasada nos princípios do idealista, Joseph Pilates, o método tem sofrido algumas adaptações para atender a demanda da população que busca bem estar e saúde, facilitando assim, o tratamento individual. 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasO Mat Pilates é uma sequência de exercício realizada no solo
O Mat Pilates é uma sequência de exercício realizada no solo

Afinal, com toda esta evolução você deve estar se perguntando 'qual é a diferença do studio pilates e mat pilates'? De acordo com a fisio, o pilates realizado no studio de pilates é feito em aparelhos  ~ Chair, Barrel, Cadillac, Reformer e Wall Unit ~ e estes possuem diversas resistências, que facilitam ou resistem os movimentos.
Já o Mat Pilates são sequências de exercícios ~ iniciante, intermediário e avançado ~ realizados no solo de forma individual ou até mesmo em grupo. "Tanto nas aulas de Studio quanto de solo, podem ser utilizados acessórios como bolas, faixas elásticas, Magic circle entre outros," acrescenta a profissional.

Bolas e demais acessórios também podem ser utilizados no Mat Pilates
Chair, Barrel, Cadillac, Reformer e Wall Unit são alguns dos aparelhos utilizados no Studio Pilates

Com orientação profissional é possível definir a técnica mais apropriada para cada caso, o ideal é que o pilates seja realizado de forma contínua, sem prazo determinado. 

O ganho de força, o aumento da flexibilidade e a melhora da postura vão acontecendo com a prática dos exercícios. De acordo com a evolução do paciente os exercícios vão sendo modificados, aumentando o grau de dificuldade, mas, sempre respeitando a individualidade e limitações de cada um.

O clássico criado em meados de 1920 deu origem ao contemporâneo, o mais trabalhado hoje nos Studios do Brasil. Com isso, a prática foi subdividida em pilates aéreo, power pilates, suspenso e neopilates. Para saber mais detalhes, Larissa explica cada uma das definições.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasA definição de cada exercício vai depender do objetivo de cada paciente
A definição de cada exercício vai depender do objetivo de cada paciente

>> Clássico: O pilates clássico é o Método Pilates em sua forma original, desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX e chamado por ele de contrologia. Quem trabalha com o clássico deve seguir a risca os exercícios criados pelo Joseph, diferente do contemporêneo que possui uma variedade de exercícios e adaptações.

>> Contemporâneo: Essa vertente do Pilates, é a que se inspira e se baseia no método original, porém traz atualizações, aprimoramentos necessários, mas claro sempre respeitando o conceito original. O Pilates Contemporâneo permite que se tenha inúmeras possibilidade de exercícios e movimentos, proporcionando um atendimento ainda mais personalizado.

>> Aéreo: Essa nova modalidade surgiu da união de exercícios clássicos de Pilates e da Yoga. O Pilates aéreo segue os mesmos princípios do Pilates clássico, porém os exercícios são realizados em tecidos suspensos chamados de Columpio.

>> Power Pilates: Considerado uma atividade aeróbica, envolve movimentos do Mat Pilates (solo) feitos rapidamente e sem intervalo algum.

>> Neopilates: O NeoPilates é uma modernização do método Pilates. É a união de conceitos como o treinamento funcional, atividades circenses e lúdicas aos princípios do Método Pilates. Utiliza aparelhos específicos, diferentes do Studio de Pilates.

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