Blog Tudo e Todas

O que vestir em um evento ao ar livre?

Moda & Beleza por: Taiane Kussler em: 01/08/2018 | 19:00

Embora esteja cada vez mais em alta, as comemorações ao ar livre ainda são diferentes do formato de evento clássico brasileiro. As pessoas vêm adaptando os eventos ao estilo e personalidade do anfitrião, de modo que, a festa seja descontraída, animada e diferente ~ sem abrir mão do protocolo tradicional, porém com um toque pessoal ~. Casamentos, batizados, formaturas e aniversários tem trazido uma nova proposta ao proporcionar momentos únicos ao ar livre.

Fora da igreja, a celebração pode (ou não) seguir caminhos fora dos padrões. Neste caso, é importante conhecer a proposta da cerimômia para não cometer gafes na composição do look, e não causar a impressão de desleixo com os anfitriões ou até mesmo, ficar em uma situação desconfortável durante a festa.  De acordo com a designer de moda, Ana Rafaela Pauli, o primeiro passo para fazer a escolha certa é saber os detalhes da festa, como por exemplo, se existe um dress code definido, se será piso plano, areia ou gramado.

 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasFoto: Divulgação / Tudo & TodasAna Rafaela afirma que é preciso se a festa ao ar livre já tem um dress code definido  Ana Rafaela afirma que é preciso se a festa ao ar livre já tem um dress code definido
Ana Rafaela afirma que o primeiro passo é saber se a festa ao ar livre já tem um dress code definido 

Tecidos leves e fluidos, com cores amenas são apostas certeiras. Devemos dar atenção especial à escolha do calçado e acessórios, rasteirinhas e sapatilhas geralmente são as melhores opções, assim como make leve e natural, com penteados "bagunçadinhos" para completar a produção e arrasar na festa.

Os casamentos mais tradicionais, à noite e com festa em lugares fechados geralmente pedem traje passeio completo (o mais comum deles), esporte fino (semi-formal) ou black-tie (muito formal), e a maioria das pessoas já tem mais ou menos uma noção de como funciona cada um deles, mas quando o assunto é casamento ao ar livre, o nível de dificuldade é um pouco maior, não só quanto a escolha da roupa, quanto ao cabelo, maquiagem e calçado ideal para a ocasião. Para auxiliá-lo na produção, Ana Rafaela dá algumas dicas para arrasar, sem ter medo de 'errar'. 

Se a opção for vestido, devo optar pelo longo ou curto? 

Foto: Divulgação / Tudo & Todasvestidos longos, com tecidos fluidos e cores discretas são ótimas sugestões
Vestidos longos, com tecidos fluidos e tons pastéis são ótimas sugestões

Se optar por um vestido o comprimento pode ser longo, médio ou curto. O vestido longo é versátil e pode ser usado inclusive em eventos pela manhã. Os vestidos médios ou midi são ótimas opções, são modernos e deixam a produção muito elegante. Já os vestidos curtos merecem mais atenção quanto o comprimento. "Como estamos falando de uma cerimônia ou evento mais formal, então o ideal é que a saia não seja muito curta e que o decote seja mais discreto".


Quais as outras opções para vestir de acordo com as tendências de moda?

Uma ótima alterativa é o macacão, que é uma peça muito confortável e que oferece praticidade para criar composições. Com recortes e decotes modernos o macacão se torna uma peça democrática e que pode ser usada em diferentes ocasiões, inclusive em casamentos e eventos ao ar livre.  


Cores vivas, preto básico ou estampado?

Nestes eventos geralmente a decoração é mais rística e remete ao natural, então uma aposta certeira é utilizar tons pastéis e cores mais amenas. As estampas são com certeza uma boa alternativa, florais ou geométricos mais delicados e em cores alegres e suaves deixam a produção encantadora. "Para dias mais frios podemos optar por vestidos de manga longa, macacões ou até mesmo uma echarpe ou um xale, assim você continua elegante e sem passar frio".

Foto: Divulgação / Tudo & TodasTecidos estampados combinam com festas ao ar livre
Tecidos estampados e cores alegres combinam com festas ao ar livre

Quais os tecidos mais indicados?

De acordo com a designer de moda, os tecidos mais finos e leves como seda, crepe, musseline, crepe de seda, organza, entre outros são os mais indicados, pois se adaptam as mais diferentes ocasiões e dão um ótimo caimento à peça. Rendas e outros tecidos um pouco mais estruturados também são possibilidades para incrementar o look. Uma dica importante: "Brilhos de pedrarias devem ser usados com moderação, até mesmo tecidos brilhosos, como metalizados e verniz  devem ser usados com cuidado, pois podem deixar a produção carregada e não se adaptar ao contexto da ocasião." 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasTecidos leves e com caimento, deixam o visual mais sofisticado e elegante
Tecidos leves e com caimento, deixam o visual mais sofisticado e elegante

E se a cerimônia for à beira mar?

Para este tipo de evento fica liberado e muito mais confortável usar rasteirinhas e sapatilhas, mas se você não abre mão do salto pode optar por saltos mais grossos ou do tipo anabela ~ para não afundar na areia e dar mais sustentação e segurança para caminhar ~.


Quais são as sugestões de acessórios?  

Para os acessórios seguimos a mesma linha, mantendo o equilíbrio da produção é indicado o uso de joias menores e sem muito brilho, pérolas e gargantilhas finas de apenas um fio ficam discretas e muito elegantes. 

 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasPérolas são atemporais e trazem delicadeza à produção

 

Pérolas são atemporais e trazem delicadeza à produção

 

E a make?

Na make é preciso evitar exageros, pois como já comentado é um evento mais rústico e requer algo mais leve e discreto. "Make com um ar natural combina com penteados semi presos, com tranças e coques mais desconectados, deixando assim a produção impecável e charmosa."

Foto: Divulgação / Tudo & TodasInvista na maquiagem discreta para ressaltar a beleza natural
Invista na maquiagem discreta para ressaltar a beleza natural 
Foto: Divulgação / Tudo & TodasPenteados desconstruídos são uma ótima pedida para a ocasião
Penteados desconstruídos são uma ótima pedida para a ocasião
Siga o Tudo & Todas nas redes sociais