Blog Tudo e Todas

Quebra de preconceitos: lançada a primeira Barbie que usa hijab

RespeitAme por: Taiane Kussler em: 16/11/2017 | 19:00

A indústria de brinquedos também está fazendo um apelo ao preconceito e as indiferenças. A partir de agora é esta a mensagem que se deseja transmitir, salientando que não há um padrão de beleza a seguir e que cada um deve ser o que realmente é, sem seguir as definições de beleza  impostas pela sociedade. Pensando nisso, esta semana foi lançada a primeira Barbie com hijab. A  boneca faz parte da coleção Sheroes, criada pela Mattel e pretende mover barreiras e preconceitos relacionados com padrões de beleza feminina.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasA atleta Ibtihaj Muhammad foi uma das homenageadas pela Mattel
A atleta Ibtihaj Muhammad foi uma das homenageadas pela Mattel

***

A ideia é mostrar que a beleza é muito relativa e pode vir representada em diversos ícones femininos, principalmente naquelas pessoas que tem orgulho da sua raça, corpo, cabelo independentemente de não pertencerem ao ditos 'padrões de beleza', termo ultrapassado que não faz parte do vocabulário de mulheres de atitude que estão de bem consigo mesmas.

Inspiração de Barbie com turbante

A inspiração para a criação da boneca surgiu a partir das ações de superação da atleta Ibtihaj Muhammad. A esgremista fez história na Olímpiadas do Rio em 2016, ao ser a primeira norte-americana a participar da competição e ganhar uma medalha usando o hijab. Segundo a Mattel, a criação da  Barbie com turbante celebra as conquistas da atleta e dá ênfase ao seu papel e representatividade na sociedade.

Mas ela não foi a única personagem que inspirou a marca a inovar o produto. A modelo plus-size Ashley Graham, a roteirista Ava Duvernay, a atleta Gabby Douglas, a atriz Emmy Rossum e a cantora Kristin Chenoweth também fazem parte da coleção e foram homenageadas pela marca ao lançarem bonecas com seus perfis.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais