Blog Tudo e Todas

Quiropraxia: tratamento e prevenção

Saúde por: Roselei Adams em: 04/07/2018 | 11:00

O que é a QUIROPRAXIA?

A quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuromusculo-esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas das articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.
A quiropraxia trabalha o realinhamento vertebral e articular, visando um melhor funcionamento do sistema nervoso e do corpo, através de "ajustes" na coluna vertebral.

Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia?

>> Dores na coluna lombar

>> Hérnia de disco e dor ciática

>> Dores no pescoço

>> Dores de cabeça

>> Dores e tensão muscular

>> Problemas nas articulações joelho, ombro,...

DORT/LER

Qual a causa desses problemas?

As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de teste ortopédico e neurológico e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética serão solicitados. Estes dados são fundamentais para o tratamento apropriado.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos"), liberação miofacial podem ser empregadas.

Fonte: www.quiropraxia.org.br
Roselei Adams
Quiropraxista - ABQ 596

***

 Roselei Adams é graduada pela Universidade Feevale, e membro da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ 596). Pós Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Saúde do Trabalhador.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais