Blog Tudo e Todas

A rotina de volta às aulas

Comportamento por: Caroline Battisti em: 12/03/2018 | 19:00


Acordar e dormir cedo, realizar as refeições no horário correto e reservar um tempo para as tarefas de casa? É, as férias acabaram e chegou a hora de se organizar para a volta às aulas. E não são só as crianças que precisam readaptar o relógio biológico. Toda a família precisa reorganizar a rotina.

Este ano começamos um novo desafio, nosso filho Gabriel iniciou o primeiro ano do Ensino Fundamental. Uma rotina totalmente diferente e cheia de responsabilidades.  Desde o início, fomos moldando e orientando ele em relação ao novo ano, suas novas responsabilidades e obrigações.

Procuramos seguir algumas regras e rotinas que julgamos fundamental para o desenvolvimento dele e para o bom andamento do ano.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasA rotina começa à noite, quando os pais conferem a tarefa e preparam o material para o dia seguinte
A rotina começa à noite, quando os pais conferem a tarefa e preparam o material para o dia seguinte

Ter horários, alimentar-se bem e dormir um sono de qualidade são indispensáveis para um desenvolvimento saudável e tranquilo. Por isso estabelecemos horários para dormir e para as atividades.

***

As atividades da escola sempre são as mais importantes, por isso estão em primeiro lugar. Organizamos um lugar adequado e bem iluminado para ele realizar as tarefas e estabelecemos horários.

Ele faz as atividades a tarde e à noite quando chegamos, conferimos e tiramos as dúvidas.

Nossa rotina já começa à noite, quando conferimos a tarefa e organizamos o material para o outro dia. Alimentar-se bem e ter uma boa noite de sono é imprescindível.
É importante que as famílias conversem com seus filhos sobre a nova rotina de estudos, os desafios da nova série e a importância da concentração dentro e fora da sala de aula para uma boa aprendizagem. 

Obviamente que cada família tem sua maneira de conduzir as tarefas e obrigações do seu dia a dia. Mas o importante é dar boas oportunidades aos nossos filhos, mostrando sempre com responsabilidade o caminho certo a seguir.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais