Blog Tudo e Todas

Saiba quais são os chás recomendados para o tratamento do hipotireoidismo

Saúde por: Taiane Kussler em: 16/12/2017 | 10:00

Se você está passando por diferentes sintomas de fadiga, perda de cabelo, aumento da sensibilidade ao frio, rouquidão, ganho de peso, fraqueza muscular, dores e rigidez das articulações, há possibilidade de hipotireiodismo. Quando estes sintomas aparecerem é hora de procurar o seu médico, que lhe dará o diagnóstico mais preciso para um posterior tratamento de saúde.

O especialista irá identificar o funcionamento dos hormônios da glândula tireoide, para saber se ela está produzindo a quantidade suficiente de certos hormônios importantes. Em alguns casos será preciso aderir a medicação, mas dependendo do tratamento, os suplementos de ervas em forma de chá ajudarão a aliviar seus sintomas.

O benefício dos chás

Quando o hipoteireoidismo é autoimune, o que acontece em cerca de 80% dos casos, ervas desintoxicantes, que eliminam toxinas e favorecem a melhoria do metabolismo, podem ser utilizadas no tratamento. Aprenda como preparar os chás, que podem se tornar os aliados neste tratamento. 

>> Chá de skullcap

Para distúrbios do sono causados ??por hipotireoidismo, tente skullcap ou chá de raiz de valeriana.

Ingredientes

2 colheres de chá de folhas secas

2 xícaras de água fervente

2 colheres de chá de raízes picadas e secas

Para fazer o chá skullcap, faça uma infusão de chá de folhas secas em 1 xícara de água fervente por 10 a 15 minutos e coe.

>> Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta medicinal que atua sob o sistema nervoso e melhora o bem-estar, reduzindo sintomas como cansaço ou dificuldade de concentração, por exemplo.

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas de Dente-de-leão;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo

Coloque as folhas no interior da xícara e deixe repousar por 3 minutos. Coe e tome morno 2 vezes por dia.

>> Chá de geniciana

Esta é uma planta que tem uma forte ação tônica, além de melhorar a disposição, permitindo combater os sintomas associados ao hipotireoidismo. Dessa forma, este chá é uma boa opção para completar o tratamento médico e melhorar o bem-estar.

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas de Genciana;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo

Junte os ingredientes, deixe repousar por 5 minutos e depois coe. Beba este chá 1 a 2 vezes por dia.

>> Chá de azedinha

A azedinha, também conhecida como Vinagreira, é uma planta que tem forte propriedade estimulante e, por isso, é capaz de aumentar o metabolismo, contrariando os efeitos do hipotireoidismo.

Ingredientes

1 xícara de água fervente;
1 colher (de chá) de folhas secas de Azedinha.
Modo de preparo

Coloque as folhas de azedinha na xícara de água fervente, tampe e deixe repousar por cerca de 3 minutos. Depois coe a mistura e beba 2 a 3 vezes por dia, conforme o necessário.

>> Chá de centella asiática

Este chá é ótimo para melhorar a circulação e, por isso, atua como tônico, aumentando o metabolismo e reduzindo os sintomas de cansaço típicos do hipotireoidismo. Além disso, a centella asiática também ajuda a melhorar a memória e aumentar a concentração.

Ingredientes

1 colher (de chá) de Centella asiática;
1 xícara de água.
Modo de preparo

Coloque a água para ferver e assim que começar a borbulhar, coloque as folhas e desligue o fogo. Tampe, deixe repousar por 3 a 5 minutos e depois coe e beba, 2 a 3 vezes por dia.

>> Chá de ginseng

O ginseng é um dos melhores estimulantes naturais, tratando a fadiga, a falta de concentração e o cansaço mental. Dessa forma, pode ser utilizado durante o tratamento do hipotireoidismo para melhorar todos os seus sintomas mais rapidamente.

Ingredientes

1 xícara de água fervente;
1 colher (de chá) de Ginseng.
Modo de preparo

Junte os ingredientes, tampe a xícara e deixe repousar por 5 minutos. Depois coe e beba ainda morno até 2 vezes por dia.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais