Blog Tudo e Todas

Saiba como evitar a umidade e o mofo em casa

De casa por: Taiane Kussler em: 05/06/2019 | 19:00

A estação mais fria do ano está chegando: no dia 21 de junho inicia-se, oficialmente, o inverno. Neste período, a umidade do ar e os dias chuvosos e sem sol se intensificam, principalmente na região Sul do país, onde o inverno é ainda mais intenso. Com isso, a umidade começa a surgir em casa e a consequente proliferação de fungos causadores de bolor e mofo.

"Banheiro, lavanderia, adegas e porões de garagem são considerados os ambientes mais úmidos, devido à pouca insolação e ventilação", afirma a arquiteta Tatiana Gullich. Além disso, locais com orientação solar sul, também podem apresentar umidade.

Para quem já convive com esta realidade em casa e não sabe como fugir da umidade, é indicado manter as janelas abertas para a circulação do ar. Segundo a arquiteta, essa prática impede o surgimento da umidade nos cômodos, deixando os ambientes mais ventilados.

Tatiana salienta que o banheiro e lavanderia são as peças mais úmidas da casa
Tatiana afirma que o banheiro e lavanderia são as peças mais úmidas da casa

 >> Como limpar o mofo das paredes

A arquiteta Tatiana orienta que para limpar o mofo das paredes é indicado um pano ou esponja macia, com água e sabão. Ela observa que já existem no mercado tintas antimofo que possuem aditivos em sua composição e evitam a proliferação do fungo. 

 >> Surgimento de bolhas de umidade nas paredes

Nem sempre o surgimento de bolhas nas paredes tem relação com a falta de luz solar e ventilação. Segundo a arquiteta, em alguns casos, pode ser consequência da má impermeabilização das fundações da edificação ou infiltração de água nas paredes. "Para evitar que isso aconteça, sempre deve ser feita a impermeabilização de forma correta, de todas as superfícies onde possa ocorrer incidência de água ou umidade, por exemplo, fundações, terraços, marquises, varandas e box de banheiro", afirma. Antes disso, é preciso consultar um profissional habilitado para identificar o problema. O mercado dispõe de impermeabilizantes específicos para corrigir infiltrações. 

 >> Qual é o procedimento para quem deseja instalar móveis sob medida?

Ambientes conjugados são  tendência de decoração e, também, uma alternativa para quem deseja evitar a umidade na cozinha. Neste caso, há uma grande circulação de ar e aberturas suficientes para a entrada de iluminação no ambiente. Contudo, quem não possui cozinha conjugada é importante levar em consideração alguns cuidados básicos antes da instalação dos móveis sob medida.

Conforme a arquiteta, todas as faces aparentes ou não devem ser revestidas ou receber pintura, e os armários devem ser instalados com afastamento mínimo de 0,05 centímetros das paredes. Além disso, os móveis sob medida devem ter extensores, para evitar o contato direto com o piso. 

Antes de escolher o material dos móveis é importante ficar atento aos padrões de qualidade. "Algumas marcas na linha de laminados decorativos possuem proteção antifungo", comenta. Para móveis com acabamento em laca ( tipo pintura automotiva), painéis com revestimento estofado, tampos de bancadas e de mesa é indicado que sejam confeccionados com MDF resistente a umidade e fungos, o que garante mais durabilidade.

>> Cuidados com a orientação solar

Antes de comprar ou construir é importante avaliar a orientação solar do imóvel. Segundo a arquiteta, deve-se dar preferência para que os quartos, sala e cozinha sejam posicionados com janelas e aberturas para o leste ou norte, promovendo a incidência solar de forma moderada. "Já os ambientes como banheiros e closets, devem priorizar a orientação norte e oeste, onde o sol ira incidir de forma mais intensa", afirma. Tatiana orienta que, se o box do banheiro for projetado até o teto, deve ser instalada uma abertura dentro do box ou exaustores para emitir o vapor para a área externa.

 

Dicas práticas para evitar a umidade

Foto: Pexels / Tudo & TodasOrientação solar norte oeste são as mais indicadas
Quartos, sala e cozinha devem estar posicionados com janelas e aberturas para o leste ou norte, promovendo a incidência solar de forma moderada

- Quando o closet for instalado em um ambiente sem janelas, o ideal é que os armários sejam projetados sem portas, ou que estas possuam um acabamento que permita a ventilação (portas com tela, por exemplo)

- Ter cuidado com os móveis do banheiro/ lavanderia para que estes tenham o afastamento adequado de piso e parede

- Promover a ventilação de todos os cômodos da casa

- Ficar atento à orientação solar dos ambientes

- Dar manutenção no revestimento externo da casa, principalmente na pintura (geralmente, esta manutenção deve ser feita a cada cinco anos, dependendo da qualidade do produto utilizado).

- Buscar orientação de um profissional, na hora de construir, reformar ou projetar o mobiliário.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais