Blog Tudo e Todas

Saúde x Terrorismo nutricional: a era dos modismos alimentares

Saúde por: Taiane Kussler em: 30/08/2018 | 19:00

Investir em modismos alimentares está se tornando uma prática comum entre os brasileiros, que investem em dietas milagrosas para perder peso em um curto período de tempo. Uma pesquisa inédita realizada com mais 1.500 brasileiros de todas as regiões do país mostrou que uma grande parcela da população está retirando de sua alimentação ingredientes como glúten e lactose, de forma indiscriminada.

Estes produtos invadiram as gôndolas dos supermercados e estão sendo consumidos não apenas por pessoas com doença celíaca, que possuem algum tipo de intolerância relacionada às substâncias, como também, por aquelas que buscam um emagrecimento imediato. De acordo com a nutricionista, Bruna Neves, o glúten e a lactose não estão relacionados ao aumento de peso e processos inflamatórios, ela afirma que pessoas saudáveis que não apresentam este tipo de alteração, não têm a necessidade de consumir este tipo de alimento. Pelo contrário, a nutri acredita que a ausência destes nutrientes a longo prazo, podem trazer prejuízos à saúde. 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasA nutri afirma que. os laticínios podem ser excluídos da rotina por pessoas que não gostam do sabor, por exemplo, desde que o aporte de cálcio e proteína sejam supridos com o restante da alimentação
A nutri afirma que os laticínios podem ser excluídos da rotina por pessoas que não gostam do sabor, por exemplo, desde que o aporte de cálcio e proteína sejam supridos com o restante da alimentação

Pessoas que por muito tempo não consomem produtos com lactose podem não produzir mais a enzima digestiva e com isso passar a não tolerar mais tão bem os produtos com lactose. Os laticínios são nossa principal fonte de cálcio, além de ser uma boa fonte de proteína, mas o que tem acontecido é que pessoas que gostam de leite/queijos/iogurtes estão excluindo esses alimentos da rotina por acreditarem que podem causar aumento de peso ou podem nos trazer algum malefício.

Bruna acredita que algumas pessoas não toleram bem produtos com glúten e lactose por ausência da enzima digestiva lactase, no caso da lactose, ou por uma reação autoimune, no caso da doença celíaca, a qual é necessária a ingestão dos produtos sem glúten. 

É importante ressaltar que produtos sem lactose não excluem a lactose, mas sim adicionam ao produto a enzima lactase, que é a enzima deficiente em pessoas intolerantes.

Atenção às informações do rótulo

As informações relacionadas aos alimentos rotulados estão sendo disseminadas a todo momento nas redes sociais, mas muitas delas, não possuem embasamento científico. De acordo com a nutricionista Bruna Neves, atualmente as pessoas vivem em uma era em que ser saudável é moda e a onda de perfis fitness estão por toda a parte. 

A cada dia uma nova dieta surge, algum alimento é demonizado ou exaltado e por mais irônico que pareça, é dessa forma que as pessoas vêm perdendo saúde e qualidade de vida.'

As propagandas enganosas estão influenciando nos hábitos alimentares da população e, consequentemente, trazendo reflexos na saúde.

'Por sofrer influências em modismos, acreditar que existem alimentos que isoladamente contribuam para o aumento de peso, por viver no 8 ou 80 com a alimentação é que ouvimos as histórias de perda de peso e efeito rebote, aquele temido efeito sanfona que vem de dietas malucas e muito restritas.'

Segundo a nutricionista, radicalismos e terrorismos nutricionais não são o caminho para obter o melhor resultado para quem deseja perder peso. 'A solução é manter o equilíbrio e entender as suas necessidades e principalmente, as suas dificuldades.'

Equilíbrio! Não existe fórmula mágica. É preciso fazer boas escolhas, preferir alimentos naturais, consumir boas fontes de proteína, beber água e praticar atividade física. A perda de peso é apenas uma consequência quando as mudanças de hábitos acontecem.

Na dúvida, sempre procure um profissional habilitado e de confiança para esclarecer as dúvidas em relação ao que vem sendo discutido na internet. Já o nutricionista, é o profissional capacitado que pode indicar a dieta adequada, de acordo com o objetivo e estilo de vida de cada paciente.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais