Blog Tudo e Todas

Sonho de conhecer a terra santa desperta a admiração pela região mediterrânea

Viagem por: Taiane Kussler em: 13/04/2018 | 16:00

Um roteiro mágico pela região mediterrânea despertou no venâncio-airense, Lucas Schedler, diferentes sensações e descobertas. Há anos, o jovem de 31 anos, já alimentava o sonho de conhecer a 'Terra Santa' e as principais cidades das igrejas do novo testamento (Ásia Menor, hoje Turquia), uma viagem cheia de significados que trouxe várias experiências produtivas, assim como, uma vasta carga de conhecimento e bagagem cultural de um lugar cercado de história.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasO casal sentiu as energias e a magia ao fazer um passeio de balão na Capadócia
O casal sentiu as energias e a magia ao fazer um passeio de balão na Capadócia
Foto: Divulgação / Tudo & TodasCidade nas Montanhas, Capadócia, Turquia
Cidade nas Montanhas, Capadócia, Turquia

***

O venâncio-airense realizou a viagem com um grupo da Caravana da Rede Apostólica Cristã de Venâncio Aires ~ rede de igrejas da região sul do país~ e embarcou neste sonho ao lado da esposa, Francieli Lays Silva Schedler, 29 anos, ao visitar a Grécia, Turquia e Israel. O passeio aconteceu de 5 a 22 de fevereiro deste ano, o grupo passou dois dias na Grécia, sete dias na Turquia e seis dias em Israel. Uma viagem inesquecível que vai ficar marcada para sempre na memória do casal.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasVista panorâmica de Jerusalém, Israel, com o grupo da Caravana Apostólica cristã
Vista panorâmica de Jerusalém, Israel, com o grupo da Caravana Apostólica cristã
Foto: Divulgação / Tudo & TodasSinagoga de Cafarnaum, onde Jesus praticava seus ensinamentos
Sinagoga de Cafarnaum, onde Jesus praticava seus ensinamentos
Foto: Divulgação / Tudo & TodasCanal de Coríntios, Grécia
Canal de Coríntios, Grécia
Foto: Arquivo pessoal / Tudo & TodasTanque de Elizeu em Jericó, Israel
Tanque de Elizeu em Jericó, Israel

Esta foi a minha primeira viagem ao exterior, para mim, viajar significa ampliar horizontes. Sair do 'nosso mundinho' e conhecer novas culturas e pessoas, nos faz perceber que é possível aprender sempre e com todas as pessoas. É muito bacana trocar informações e vivências com pessoas de culturas totalmente diferentes da nossa, somos apenas parte deste mundo enorme, cheio de mistérios, encantos e diferenças".

Foto: Divulgação / Tudo & TodasTeatro da Acrópole, Atenas
Teatro da Acrópole, Atenas

O cronograma de viagem já estava definido há um tempo, mas muitas surpresas positivas aconteceram no decorrer do percurso, fazendo com que esta experiência se tornasse ainda mais especial. "Mais próximo da data, foi possível incluir as saídas à noite para conhecer mais lugares das cidades onde ficávamos, algo que estava fora do roteiro, mas foi bem marcante para os aventureiros da noite européia", afirma.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasTorre do Relógio em Esmirna, Turquia
Torre do Relógio em Esmirna, Turquia

Durante a viagem, o grupo de aventureiros pode sentir as sensações, energias e mistérios do local, porém há dois momentos que foram marcantes para o venâncio-airense. O primeiro foi um passeio pela Mar da Galileia, um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. O local é considerado um mar isolado por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos, e além disso, carrega uma história cheia de significados cristãos. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades ~ fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus ~ Cafarnaum, Betsaida e Genesaré, entre outras.

Eu sou apaixonado pelo mar e pelo clima de praia, porém aquele passeio de mar foi diferente de tudo já experimentei antes, depois de visitar a terra santa, qualquer um vai concordar, existe um ambiente diferente naquele lugar, uma atmosfera dos céus que renova o espírito e fala com você.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasMar da Galileia
Mar da Galileia

De acordo com Lucas, a segunda experiência marcante foi o passeio de balão na Capadócia, uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia. As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis frescos.

Eu nunca havia visto um cenário tão lindo e tão imponente antes, estar a 800 metros de altura cercado por mais 150 balões e com um cenário como a região magnífica com a Capadócia é sem dúvidas um dos lugares mais lindos que vi e que verei em toda minha vida.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasPasseio de balão na Capadócia, Turquia
Passeio de balão na Capadócia, Turquia

***

Confira abaixo algumas dicas do venâncio-airense, a partir desta experiência:

Lugar especial

Foto: Divulgação / Tudo & TodasCentro de Atenas, Grécia
Centro de Atenas, Grécia

Conhecer Atenas e a Mitologia Grega. A Acrópolis é encantadora!

As cidades históricas da Turquia, como Laodicéia, Hierápolis e Éfeso ( onde as ruas eram de mármores e o teatro da cidade foi construído para 25 mil pessoas!).

Foto: Divulgação / Tudo & TodasCidade Subterrânea, Capadócia, Turquia
Cidade Subterrânea, Capadócia, Turquia

Curiosidade

O país de Israel é muito pequeno, aproximadamente do tamanho do Vale do Rio Pardo e o Vale do Taquari juntos. Ouvimos falar de muitas guerras ao redor de Israel, mas dentro de Israel existe uma paz "inexplicável", um país seguro, lindo e maravilhoso para viver. No exército Israelita as meninas também servem e na verdade, representam a maioria. É impressionante a força feminina do exército de Israel. 

Gastronomia

Alimentação Saudável era o lema de todos os 3 países. Muitas frutas e legumes. Frango e Peixe eram os principais tipos de carne. 

Transporte

O transporte público como metrô, trem e ônibus são os mais usados. 

Ponto turístico

São vários. Acrópole, Capadócia é fantástico e as cidades de Tel Aviv e Jerusalém em Israel são fantásticas! 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasAcrópolis
Acrópole
Foto: Divulgação / Tudo & TodasGrande Teatro de Éfeso, espaço para 25 mil pessoas, Turquia
Grande Teatro de Éfeso, espaço para 25 mil pessoas, Turquia
Siga o Tudo & Todas nas redes sociais