Blog Tudo e Todas

Suco detox, o queridinho

Saúde por: Ana Carolina Becker em: 10/10/2018 | 11:30

Os sucos detox são realmente os queridinhos de qualquer pessoa que queiram manter uma vida saudável. Verdes, vermelhos, amarelos ou laranjas eles tem a mesma função: desintoxicar. O líquido surge com aliado na desintoxicação do organismo, justamente pelo alto poder que alguns vegetais que fazem parte do suco possuem, como a couve.
Conforme a nutricionista Bruna Johann, tudo isso ajuda no processo, como o enxofre, que é importante para a 'limpeza' do organismo. 'O suco pode ser utilizado para auxiliar na limpeza do organismo, reduzir sintomas após excessos de consumo alimentar, aliviando sintomas digestivos', destaca.

Quando o organismo está intoxicado, ele não consegue se livrar de forma natural da gordura, acaba gerando sobrepeso, inflamações e por consequência, alguns outros danos como: falta de energia, excesso de fome, inchaço, ansiedade

Não, o suco detox não é indicado apenas para quem faz dieta. Bruna explica que por ser rico em nutrientes, antioxidantes e não possuir alto nível de açúcares e gordura, ele pode ser utilizado para o controle do peso. 'Ele pode ser mantido em uma rotina alimentar, devido aos seus compostos que irão favorecer sua saúde, mesmo quando seu organismo não tenha tanta necessidade de destoxificar, pois a partir do momento que você mantém uma alimentação natural, longe de alimentos industrializados, gorduras e açúcares, seu organismo torna-se mais limpo', destaca.

Vale ressaltar, conforme a profissional, que o consumo desses suco deve ser aliado a outras formas de emagrecimento. Sozinho ele não faz milagre.

Foto: Divulgação / Tudo&Todas.

Sucos mais saudáveis
Conforme a nutricionista, cada cor é característica de alguma função específica que o suco irá lhe auxiliar, em maior evidência. 'Vale muito ter o conhecimento de suas características e assim, associar o melhor suco para a sua necessidade', completa. Entre diversas opções, podemos citar os mais comuns, como:

VERDE ESCURO = esse pigmento facilita mais a limpeza do organismo, devido à presença de clorofila. O principal ingrediente nesse caso seria a couve, que possui ações anti-inflamatórias e cicatrizantes.
VERMELHO = tendo como ingrediente o tomate e a pimenta tabasco. Sem abuso dos açúcares, uma ótima opção termogênica para acelerar a queima de gordura e se refrescar nos dias mais quentes.
ROSA = com uso de beterraba, rico em vitaminas A,B,C, e minerais como potássio e fósforo, cálcio e manganês. Pode ainda acrescentar gengibre que auxilia na ação destoxificante.
Outra opção seria o uso de morangos, que são ricos na ação antioxidante.

Com que frequência os sucos detox podem ser consumidos?
De uma forma geral, não existe uma contra indicação do seu uso. Mas claro que o excesso também não acaba trazendo um melhor resultado, pois tudo devemos ter na medida certa.
O ideal seria seu consumo pela manhã em jejum. Sendo possível um maior aproveitamento das ações antioxidantes intensificando a limpeza do organismo e favorecendo a absorção de nutrientes contidos no suco.

SUCO VERDE X SUCO DETOX
Semelhantes em benefícios, porém diferentes em sua denominação. Podemos, conforme Bruna, considerá-los a mesma coisa, porém com denominações diferentes. 'O suco verde, possui esse nome devido aos ingredientes ali utilizados, ou seja, alimentos que dão a pigmentação verde, pois contém a clorofila. Já os sucos detox, além de conter alimentos verdes, estão presentes outros alimentos com ação antioxidante', finaliza.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais