Blog Tudo e Todas

Que tal inovar o preparo das bebidas e criar um picolé alcoólico

Gastronomia por: Taiane Kussler em: 14/01/2018 | 10:00

Para amenizar o calor das altas temperaturas, investir em um drink bem gelado pode ser uma ótima opção. Mas, que tal criar algo ainda mais refrescante para o verão. Isso mesmo, com criatividade dá para fazer picolés alcóolicos para consumir na beira da piscina com os amigos ~ principalmente para quem está curtindo as férias ~.  Uma alternativa divertida e prática para impressionar os convidados em uma festa ao ar livre ~ eles vão adorar ~.  

Foto: Divulgação / Tudo & TodasSimples, prático e delicioso
Simples, prático e delicioso

Segundo o especialista em sorvetes Francisco Santana, da Escola de Sorvetes, em entrevista a Glamour, o segredo para acertar na receita é controlar a quantidade de álcool, já que, este ingrediente irá interferir na capacidade de congelamento do sorvete. Conforme Francisco, as bebidas geralmente utilizadas no preparo são a cachaça e o champagne. Com especialidade na área, ela acrescenta que a melhor maneira para congelá-lo é ir colocando o líquido aos poucos na forma de picolé, até atingir a consistência ideal.

Picolé de Piña colada

3 xícaras de abacaxi fresco picado

? de xícara de leite de coco

½ xícara de água

3 colheres de sopa de açúcar

? de xícara de rum

 

Picolé de Caipirinha com Hortelã

1 xícara de folhas de hortelã

¾ xícara de suco de limão fresco

1 xícara de água

1 xícara de açúcar

? de xícara de cachaça

 

Modo de preparo:

As receitas devem ser preparadas no dia anterior. Essa é a única restrição, demais, é tudo muito simples e prático. Basta juntar todos os ingredientes em um liquidificador e bater bem, até ficar homogêneo. Depois disso, pegue um coador e despeje a batida em forminhas de picolé, fazendo com que as partes sólidas fiquem presas no coador. A seguir, leve a forma ao congelador por cerca de 30 minutos, com isso, a mistura irá começar a ganhar consistência e, passado esse tempo, você poderá colocar os palitinhos em cada um dos picolés. Feito isso, leve a forma para o congelador novamente e, após 24h, seus picolés estarão prontos para serem servidos!

 

Picolé de Rabo de Galo

3/4 de copo americano de vermute

1/2 copo americano de cachaça

1/4 de copo americano de suco de limão

1 xícara de açúcar

1 copo americano de maltodextrina

2 copos americanos de água

Modo de preparo:

Derreta os açucares numa panela com água. Acrescente a polpa de fruta e bata no liquidificador ou mixer. Coloque o álcool e mexa delicadamente. Congele os picolés por partes das forminhas.

Manga com maracujá e gengibre 

80 gramas de manga

1/4 de maracujá

um pequeno pedaço de gengibre

quantidade de bebida alcoólica de 20 a 30%.

Açúcar a gosto (se escolher uma manga bem doce não precisa de açúcar!)

Modo de fazer

Descasque a fruta, passe no liquidificador ou na centrifuga, adicione vodka ou cachaça (a gente usa vodka, pois sobressai o gosto da fruta), açúcar a gosto, misture tudo e distribua em forminhas. ~ també dá para optar pelo saquinho e fazer um sacolé ~.  

É bom frisar que como trabalhamos com frutas temos variações entre elas. Então, ao final de toda a receita é preciso provar para ajustar a quantidade dos itens de acordo com a necessidade.

Refresque-se!

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais