Blog Tudo e Todas

Técnica do oriente médio garante depilação no rosto sem agredir a pele

Moda & Beleza por: Rosana Wessling em: 06/02/2019 | 17:00

Um método centenário, do outro lado do mundo, vem conquistando os brasileiros. A tendência da depilação egípcia, conhecida como depilação com linha, é uma técnica simples, mas que depende de muita prática e paciência. O único instrumento utilizado é uma linha 100% algodão.

A venâncio-airense, tecnóloga em Estética e Cosmetologia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Janete Both, destaca que a depilação com linha é indicada para pessoas que querem realizar um procedimento sem cera ou produtos químicos, entretanto, removendo mais pelos e células mortas da pele. 'Para depilar o rosto, a linha é ideal. A cera ativa a melanina, o que pode causar manchas', comenta.

Foto: Rosana Wessling / Folha do MateJanete aplica a técnica da depilação egípcia há 4 anos em Venâncio Aires
Janete Both aplica a técnica da depilação egípcia há 4 anos

Conforme a profissional, áreas menores são as mais indicadas, como busso e sobrancelha. Porém, nada impede de fazer a depilação em áreas maiores como virilha e axila. A única diferença é a demora da sessão, devido à técnica ser minuciosa. Janete aprendeu a técnica de depilação egípcia há quatro anos, em um curso do designer de sobrancelha, com acabamento no através da linha.

VANTAGENS DA DEPILAÇÃO COM LINHA
- Retira o pelo na raiz;
- Remove as lanugens - aqueles pelos bem pequenos;
- Após algumas sessões, os pelos demoram mais para crescer;
- Remove células mortas - promove uma esfoliação natural;
- Não causa flacidez e rugas;
- Não agride a pele;
- É menos dolorosa em comparação com a utilização de cera;
- Clareia e suaviza a pele;
- Não agride a camada superficial da pele.

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoTécnica de depilação com linha apresenta inúmeras vantagens
Técnica de depilação com linha apresenta inúmeras vantagens

 

A depilação egípcia é indicada para homens e mulheres, sem restrições. 'Quem fez peeling ou pegou muito sol em dias antes da sessão pode fazer a depilação, não tem contraindicação', explica Janete.

Todavia, ela elenca apenas duas desvantagens, que variam de acordo com cada paciente. 'A depilação com linha é difícil de fazer em si mesmo, e dependendo da sensibilidade da pessoa é mais 'chatinha', mas suportável', enfatiza. 'Tenho pacientes que dizem 'já acabou? Nossa, quase dormi, de tão relaxante que foi!' Agora, outros se queixam, mas são pessoas mais sensíveis. Varia muito de cliente para cliente, e levando em conta com os benefícios é uma 'coceguinha' suportável', ressalta a profissional.

Sobre o procedimento

Janete ressalta que a depilação no rosto dura em média 1 hora. Primeiro, é realizada a higienização do rosto antes da depilação. Durante a limpeza, usa-se a lupa para ver as lanugens e fazer uma trabalho minucioso. Depois, limpa-se a pele, utiliza-se a auto frequência para fechar os poros e finaliza-se com protetor solar.

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoJanete utiliza a lupa para proporcionar um efeito completo na remoção dos pelos
Lupa ajuda a proporcionar um efeito completo na remoção dos pelos


A tecnóloga em Estética e Cosmetologia explica que, raramente, algumas pessoas mais sensíveis, reclamam de alergias ou desconforto após o procedimento. 'Se for necessário, o ideal nos casos de alergia é usar compressa com chá de camomila gelado', orienta.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais