Blog Tudo e Todas

Técnico Kadu Paiva fala sobre a preparação de atletas para o Brasileiro de Patinação

Patinação por: Ana Flávia Hantt em: 26/02/2016 | 16:00  Atualizado: 26/02/2016 | 15:00

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasCampeonato Brasileiro selecionará para competições internacionais
Campeonato Brasileiro selecionará para competições internacionais

Atletas de todo o país estão se preparando de forma intensiva para o Campeonato Brasileiro de Patinação, agendado para ocorrer em abril, em Venâncio Aires.

Além da possibilidade de conquistar o título em nível nacional, os atletas também estão atentos para outras oportunidades que podem surgir por meio da competição. Isso porque o Campeonato Brasileiro é seletivo para o Pan-Americano 2016, que irá ocorrer em junho. Além disso, os atletas também estarão sendo observados para compor a Seleção Brasileira que participará do Mundial de Patinação, em Novara, na Itália, no mês de setembro.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasKadu Paiva treina atletas em competições de alto nível
Kadu Paiva treina atletas em competições de alto nível

Para saber um pouco mais sobre o clima pré-campeonato, o T&T conversou com o técnico Kadu Paiva, responsável pelo treinamento de diversos patinadores que compõem a Seleção Brasileira. Confira a entrevista:

T&T - Como é a preparação de um atleta para uma competição de alto nível, como é o Campeonato Brasileiro?
Kadu Paiva - Eu, como técnico, inicio a preparação assim que termina a temporada, mas isso é uma opção do técnico e da disposição dos atletas. Normalmente, durante a temporada, começamos a preparar novos elementos, os quais serão utilizadas na próxima. Este ano, o campeonato nacional será bem adiantado, e isso requer uma preparação bem antecipada que envolve parte física, técnica e psicológica.

 

T&T - O Campeonato Brasileiro 2016 será uma forma de observar atletas para compor a Seleção que representará o Brasil no Mundial. O que será observado nos atletas? Quais os critérios que mais pesam nessa seleção?
Kadu Paiva - Neste ano teremos como referência o pódium, e também a opinião da diretoria técnica, junto com a vice-presidência, os quais farão a decisão final. O que mais pesa nesse momento é como eles atuarão na competição, mas sempre pesando o histórico do atleta, o que ajuda muito para levarmos uma seleção que possa causar impacto e, como consequência, uma boa representatividade para o nosso país.

>> Leia também: Campeonato Brasileiro de Patinação Artística 2016 tem como sede Venâncio Aires

>> Leia também: Brasileiro de Patinação: Onde se hospedar em Venâncio Aires e Região

>> Leia também: Campeão brasileiro, André Gomes quer conquistar vaga no Mundial 2016

T&T - O Campeonato Brasileiro também servirá como seletiva ao Pan Americano. Qual é a perspectiva do Brasil para este ano, na competição?
Kadu Paiva - Nunca sabemos o que iremos encontrar de outros países, mas sempre temos expectativa do melhor, pois temos vários atletas entre os top três, cinco e dez do mundo, nas categorias Junior e Senior; e nas categorias menores, somos muito fortes nas modalidades de Figuras e Dança, além de alguns atletas que despontam na modalidade Livre. Também temos o terceiro melhor grupo do mundo na modalidade de Show.

T&T - Qual a importância de atletas que recebem grande projeção na mídia, como é o caso de Marcel Stürmer, tetra no Pan? Como essas conquistas contribuem para a divulgação e consolidação no esporte?
Kadu Paiva - Na realidade, o Marcel criou um recorde em nível Pan-americano, mas muito foi de seu próprio esforço, já que nosso esporte não faz parte do ciclo olímpico, resultando em um apoio menor de patrocinadores. O mesmo caso ocorre com Gustavo Casado, que foi o único atleta a conseguir a medalha de ouro, no ano de 2013, na Categoria Senior Livre, e está entre os três primeiros do mundo atualmente. Todos esses atletas sentem a falta de apoio de patrocinadores para uma melhor performance.

***

Leia mais:

>> Presidente da Federação Gaúcha, Léo Bengochêa, fala sobre o Brasileiro de Patinação

>> Prata no Pan-americano, Talitha Haas muda de modalidade para o Brasileiro de Patinação

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais