Blog Tudo e Todas

Todas as Razões para Esquecer: um final de relacionamento nos tempos contemporâneos

Entretenimento por: Luana Andrade em: 18/05/2018 | 18:30

Boa parte do que assisto no catálogo da Netflix é escolhido de forma bem despretensiosa. No caso de Todas as Razões para Esquecer, estava olhando as novidades do serviço de streaming. Como gosto muito da atuação do Johnny Massaro - o personagem Fernandinho era um dos meus crushes de Malhação, confesso - e fazia alguns dias que não assistia um filme nacional (o último havia sido O Matador), resolvi dar o play. O filme estreou em março de 2018, mas pouco apareceu pelos cinemas. O longa faz parte de um cenário mais alternativo do audiovisual nacional.

A sinopse é bastante simples, quase clichê: Antônio (Johnny Massaro) acaba de terminar um relacionamento com Sofia (Bianca Comparato) e supõe que não terá dificuldade em superar a ex. O que ele não sabe, no entanto, é que precisará lidar com sentimentos que ele até então desconhecia. É um drama sensível, com alguns diálogos engraçadinhos, e que traz parte dos dilemas do jovem adulto que tem bastante dificuldade em lidar com suas emoções (quem nunca?). Com roteiro leve, Todas as Razões para Esquecer tem um ar melancólico e mostra as questões existenciais de Antônio que, como paliativo para sua solidão, utiliza alguns ~recursos~ contemporâneos: Facebook, Tinder, Fluoxetina, maconha, álcool e todos os outros. 

Gosto bastante da fotografia leitosa do filme. Li uma crítica comparando a luz lavada dos flashbacks de Antônio com os de Theodore no filme Her, e achei que faz bastante sentido. Suponho que o diretor Pedro Coutinho aposte nestes recursos visuais para aproximar a película deste cenário contemporâneo. A própria trilha sonora pode afirmar isto quando utiliza duas músicas de cantor e compositor Silva (Janeiro e A visita). Essa combinação indie + contemporânea + Johnny Massaro faz de Todas as Razões para Esquecer um bom filme para quem gosta de histórias sobre conflitos internos e, claro, de cinema nacional!

Trailer

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais