Blog Tudo e Todas

Top 5: Praias para conhecer no Algarve

Viagem por: Ana Carolina Becker em: 05/06/2018 | 19:00

Enquanto no Brasil o verão está dando um 'até breve', aqui na Europa ele está dizendo 'olá'. É hora de guardar os casacos, preparar as coisas para a praia porque as férias de verão estão chegando.

Nós, como bons brasileiros, nem esperamos o verão começar oficialmente (21 de junho) para curtir as praias portuguesas. Reservamos o último fim de semana de maio para conhecer a região do Algarve, descrita como o segredo mais famoso da Europa e que cada vez mais vem recebendo turistas do mundo todo por suas belezas naturais. E que belezas!
Leiria está distante 400 quilômetros de Faro, capital do Algarve. Tínhamos duas opções para ir até o litoral português: carro ou ônibus. Estávamos entre cinco amigos intercambistas brasileiros da Univates, então não pensamos duas vezes em alugar um carro e curtir três dias nas praias região.

Se estiver pensando nas próximas férias ou em como aproveitar o verão europeu: escolher o Algarve como destino é algo "certeiro" e sem arrependimentos. Cada praia possui um encanto independente e que contagia aqueles que tirarem um tempinho pra conhecer. Quando saímos de Leiria tínhamos apenas uma certeza: queríamos visitar a Praia de Benagil. Acabei listando cinco praias que devem estar na sua checklist caso vá ao Algarve:

Foto: Ana Carolina Becker / DivulgaçãoO grupo de amigos brasileiros e intercambistas da Univates no passeio da Praia de Benagil
O grupo de amigos brasileiros e intercambistas da Univates no passeio da Praia de Benagil

Praia de Benagil

Uma das únicas formas de conhecer esse destino é através dos passeios de barco oferecidos por empresas instaladas nas praias da redondeza. Escolhemos uma empresa na Praia de Portimão, a Royal Nautic. Compramos o passeio por ? 24, equivalente a uns R$ 120. (Fazendo a conversão com o valor do euro comercial em R$ 4,38). O investimento é super válido porque o programa tem duração de duas horas (podes escolher mais tempo, o que varia o valor), o guia do passeio era biólogo e nos explicou sobre cada gruta que conhecemos.
Obs: Se estiver na região do Algarve não deixe de conhecer essas grutas e praias, elas realmente possuem belezas sensacionais. Ah, nessas excursões não é permitido descer nas praias e grutas.

Foto: Ana Carolina Becker / Divulgação A Praia de Benagil é famosa por seu algar que pode ser visto por mar e também por terra
A Praia de Benagil é famosa por seu algar que pode ser visto por mar e também por terra
Foto: Ana Carolina Becker / DivulgaçãoEntre as grutas visitadas está a do coração
Entre as grutas visitadas está a do coração
Foto: Ana Carolina Becker / DivulgaçãoEssa pedra é famosa pelo formato de elefante que possui
Essa pedra é famosa pelo formato de elefante que possui

Praia do Camilos

A minha primeira impressão ao chegar nesse destino foi: Uau. O único acesso a essa praia, que está entre falésias, é por uma escada de aproximadamente 200 degraus (que valem cada esforço) e que costuma ser utilizada para bons registros fotográficos. O espaço de areia não é grande e existe um túnel entre rochas que liga a outra praia ao lado.

 

Foto: Ana Carolina Becker / DivulgaçãoO único acesso a praia é por essa escada da imagem que possui mais de 200 degraus
O único acesso a praia é por essa escada da imagem que possui mais de 200 degraus

Ponta da Piedade

A Ponta da Piedade, em Lagos, assim como a Praia de Benagil, são destinos famosos da região do Algarve, locais bastante procurados pelos turistas, inclusive os brasileiros.
A Ponta estende-se a três quilômetros para sul de Lagos e encontra-se no extremo sul da baía de Lagos. A única estrada de acesso atravessa as Praias da Dona Ana e do Camilo e termina no farol. O litoral dessa opção turística é rica em belezas naturais, pois a costa é formada por diversas falésias corroídas, que têm sido esculpidas em pilares rochosos. É um contraste incrível com a água turquesa e azul.

Foto: Ana Carolina Becker / DivulgaçãoPonta da Piedade estende-se a três quilômetros para sul de Lagos
Ponta da Piedade estende-se a três quilômetros para sul de Lagos

Praia da Dona Ana

A Praia de Dona Ana é uma das praias procuradas pelos moradores locais ou veranistas para curtir o sol. É comum encontrar alguns casais, grupo de amigos e famílias no local que está próximo ao centro da cidade de Lagos. Um dos pontos negativos desta praia é que o único acesso é por escadas, o que torna difícil a chegada para aqueles que necessitam de algum tipo de acessibilidade especial.

Foto: Ana Carolina Becker / DivulgaçãoPraia da Dona Ana é cercada de belezas naturais
Praia da Dona Ana é cercada de belezas naturais

Praia da Rocha

Cada praia é um descoberta nova e um sensação única. Assim como as demais, a Praia da Rocha também surpreendeu, não é por estar na quinta posição que é a menos importante ou que tem menos naturais beleza que as demais. Bem pelo contrário, essa praia na cidade de Portimão possui também a Fortaleza de Santa Catarina (com entrada gratuita) construída no século XVII para assegurar a defesa da barra do rio Arade. Além disso, é nessa praia que compramos o passeio para a Praia do Benagil e as demais grutas.
Praia da Rocha é grande em extensão de areia, se comparada com a do Camilos, por exemplo. O nome se dá por estar localizada entre as rochas.

Foto: Ana Carolina Becker / DivulgaçãoPraia da Rocha possui águas cristalinas
Praia da Rocha possui águas cristalinas

# Acomodação
Alugamos um apartamento pelo Airbnb em Albufeira, pertencente ao distrito de Faro, super perto da praia. (Não eram duas quadras e da sacada dava para ver o mar) Sem contar que o apartamento era super confortável e com um valor acessível pela localização.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais