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Vegetariano: saiba o que fazer ao eliminar as carnes de sua dieta

Saúde por: Taiane Kussler em: 08/10/2017 | 10:00

Consumir peixes, gado, frango e suínos deixou de ser uma necessidade para quem opta por se tornar um vegetariano. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a maioria das pessoas deixam de consumir carnes pela defesa da causa animal, desta maneira, mudam os hábitos alimentarres e se adequam a este estilo de vida. Porém, não basta eliminar a proteína por completo nas refeições para se tornar um vegetariano. Há vários aspectos a serem observados para que essa dieta não venha a prejudicar a saúde. De acordo com especialistas, antes de mudar os hábitos é preciso saber que as carnes devem ser substituídas pelos alimentos certos

 

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Para manter uma dieta com equilíbrio nutricional é importante entender os grupos alimentares. Confira abaixo algumas dicas que vão contribuir para uma alimentação saudável.

Troque uma proteína por outra

A maioria do nosso corpo é formada por proteína, por isso é muito importante entender quais os outros alimentos que também possuem este macronutriente, para que os vegetarianos possam manter uma alimentação saudável. Este nutriente está presente em carnes, ovos, leite e derivados e alguns grupos de vegetais. Mesmo ao aderir a este estilo de vida, a ingestão diária de alimentos à base de proteína é essencial ao organismo. Músculos, unhas, cabelos, pele, hormônios e anticorpos são formados por essa substância. 

O acompanhamento de um especialista é muito importante ao fazer as substituições dos alimentos. Um comportamento bastante comum e prejudicial é trocar as proteínas pelos carboidratos ~ que exercem outras funções no organismo ~ . O resultado vai trazer consequências à saúde pois trará consumo de energia mas se for acumulada, pode contribuir para o excesso de peso.   

Há quem pense que o vegetariano deve consumir apenas vegetais e saladas, ~ isto não é verdade ~. Apesar de serem alimentos muito saudáveis, nem sempre eles fornecem energia suficiente. Desta forma, o organismo passa a utilizar a musculatura para suprir a demanda energética. Estes vegetais devem ser aliados a alimentação vegetariana mas não são os ú nicos alimentos que devem ser consumidos pelos adeptos.

Alimentos com os mesmos macronitrientes

As proteínas podem ser encontradas em uma infinidade de vegetais, mas fique atento! Estes alimentos são de origem vegetal de baixo valor biológico por isso, não reúnem todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Para que os nutrientes estejam em equilíbrio, é preciso combinar outros alimentos para manter a composição completa ~ o arroz e feijão pode ser uma ótima alternativa ~.            

>> Outras sugestões
Leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico encabeçam a lista de proteínas vegetais. Outras opções são as oleaginosas, que ainda têm gorduras boas e trazem saciedade.
Um tanto polêmica, a soja também é uma saída para quem quer tirar as carnes do menu. Ovos, leites e derivados são uma boa forma de ingerir o macronutriente. 

Nutrientes importantes

Vitamina B12: um dos pontos que cercam o vegetarianismo é o consumo da vitamina B12, mais presente nos alimentos de origem animal, mas que pode ser encontrada em alguns vegetais. A ingestão regular de ovos, de acordo com Beatriz, já resolve a questão. Em alguns casos, pode ser orientada a suplementação, pois a falta dessa substância está relacionada a problemas neurológicos.
Ferro: muito presente nas carnes, esse mineral pode ser encontrado também na couve e no espinafre.
Cálcio: além de estar presente no leite e em seus derivados, o cálcio pode ser ingerido por meio de vegetais como couve, brócolis e repolho.  

Viva com saúde a partir de uma alimentação equilibrada!

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