Blog Tudo e Todas

Verão: saiba quais os lanches práticos para levar na viagem

Saúde por: Taiane Kussler em: 06/01/2019 | 10:00

O verão trouxe as boas-vindas para quem estava contando os dias para as férias. O calor é um convite para pegar uma praia, curtir a piscina e, porque não, se aventurar ao realizar um acampamento ou fazer uma trilha. Para aproveitar o máximo o passeio é preciso alimentar-se bem. Depois de ter deixado a dieta de lado, ao 'extravasar' nas festas de fim de ano, é hora de dar uma pausa nas 'gordices' e nos alimentos calóricos, e aderir a lanches mais práticos, rápidos e saudáveis.

Apesar do calor e da falta de apetite que as altas temperaturas proporcionam, é preciso dar uma atenção especial para o organismo e investir na qualidade da alimentação. Cumprir os horários de cada refeição e evitar alimentos mais calóricos durante a viagem de férias é praticamente impossível. Porém, há uma lista de alimentos práticos e saudáveis que você poderá aderir quando for pegar o mar, visitar o parque ou até mesmo, fazer um piquenique.

Foto: Pexels / Tudo&TodasInvista nas frutas que não oxidam para levar para a praia ( veja lista abaixo)
Invista nas frutas que não oxidam para levar para a praia (veja lista abaixo)

Adeus aos industrializados

Ao colocar o pé na areia, você já se depara com uma 'barraquinha' de churros, cachorro quente, pastel frito e dependendo do lugar, aquele acarajé delicioso. Como resistir a essas delícias à beira-mar? Quais os alimentos mais indicados para consumir nos dias de calor? Como manter uma alimentação leve na praia? Várias dúvidas surgem neste momento, pois a escolha pode fazer toda a diferença.

Segundo a nutricionista Silvia Zappani, as melhores opções de lanches são aqueles que contêm menor quantidade de proteina e gordura. "Durante o período que permanecer na praia ou no parque, procure consumir lanches que contenham muita água e sejam de fácil digestão. Na grande maioria, essas opções são frutas e verduras, algumas oleaginosas, sucos naturais e sorvete feito de fruta natural, sem adição de açúcar e gordura", orienta.

Como acondicionar os alimentos

Se você prefere levar o lanche de casa para evitar o consumo de alimentos mais calóricos, evite os condimentos (maionese, mostarda, molho pronto etc..), lanches que contenham grande quantidade de açúcar artificial ou gordura hidrogenada. Armazená-los em local adequado e manter os alimentos bem refrigerados é muito importante. "O correto é colocá-los em potes de vidro com tampa e identificá-los. Para a praia é indicado acondicioná-los em uma caixa térmica com gelo, e no campo, pode ser em bolsa térmica", afirma Silvia.

Os sanduíches devem ser embalados com plástico filme individualmente, na salada não se deve adicionar o vinagre. Eles devem ser consumidos de forma natural e é preciso manter cuidado com o uso do limão. Já as frutas, devem ser bem higienizadas e conservadas individualmente dentro de potes com tampas ou sacos plásticos transparentes. Todos os alimentos preparados devem ser consumidos no máximo em duas horas após preparo, em adequada refrigeração de até 10 graus."

 Lanches rápidos e práticos

- Oleaginosas: castanhas do pará, castanha do caju etc..

- Salada de fruta (usar frutas que não oxidam: uva, melão, abacaxi, pera, mamão, morango),

- Sucos naturais: usar fruta da época;

- Sanduíche natural com legumes e atum, sem adição de molhos e maionese;

- Mix de saladas verdes com grãos;

- Barra de cereal;

Frutas indicadas para o verão

- melancia,

- melão,

- abacaxi,

- pera,

- maça,

- uva,

- morango.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais