Dicas de viagem: de Amsterdam a Londres, tour por países da Europa

Viagem por: Ana Flávia Hantt em: 30/06/2017 | 08:00

Um tour de quase 20 dias por alguns dos mais visitados países da Europa, foi a experiência que Regina Thereza Naue vivenciou no mês de maio. Na companhia da cunhada Nelda Weschenfelder e da sobrinha-neta Ana Flávia Hantt, a professora aposentada visitou Amsterdam, Bruxelas, Paris e Londres.

Tudo começou em Amsterdam, na Holanda, destino que o trio incluiu na viagem para visitar, principalmente, o Parque Keukenhof, famoso por abrir anualmente apenas entre março e maio, e por reunir mais de 7 milhões de flores, principalmente tulipas. Mas não foram apenas as belas flores que encantaram as viajantes. Amsterdam, com seus inúmeros canais, casas de arquitetura inclinada, muitos museus, parques e praças, faz de uma simples caminhada na rua, uma atração. 'Além disso, as bicicletas estão por todas as partes. São o meio de transporte mais popular, assim como os trams, espécie de bondinhos que circulam pelas ruas', contam. Uma visita ao Museu de Van Gogh e um passeio de barco pelos canais também fizeram parte do itinerário turístico.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasVisita ao Parque Keukenhof, famoso por reunir belas flores, especialmente tulipas
Visita ao Parque Keukenhof, famoso por reunir belas flores, especialmente tulipas
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasDescanso junto ao lago localizado nos Jardins de Versalhes
Descanso junto ao lago localizado nos Jardins de Versalhes
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasA simetria dos laranjais do Palácio de Versalhes
A simetria dos laranjais do Palácio de Versalhes
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasEm um dos pátios do Museu do Louvre, em Paris
Em um dos pátios do Museu do Louvre, em Paris

Após três dias em solo holandês, o trio partiu para o próximo destino: Bruxelas. Lá, fizeram apenas um passeio de um dia, aproveitando uma conexão do trem que as levaria para a França. A capital da Bélgica, também conhecida como a capital da União Europeia, é uma charmosa cidade que mistura, ao mesmo tempo, prédios modernos, os quais abrigam muitas sedes políticas e econômicas, com um centro histórico quase milenar. Entre os destaques do passeio, estão a Grand Place, praça considerada a mais bonita da Europa, e a Catedral de São Miguel, cuja base começou a ser construída em 1047.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasRegina, Ana Flávia e Nelda em frente a milenar Catedral de São Miguel, em Bruxelas
Regina, Ana Flávia e Nelda em frente a milenar Catedral de São Miguel, em Bruxelas

Seguindo viagem para a França, o trio escolheu Paris para visitar durante sete dias. Hospedadas no bairro Saint Germain, um dos mais típicos da cidade, tiveram a oportunidade de passear pelas estreitas e labirínticas ruelas do local, povoadas por pequenas lojas e muitos cafés com mesinhas nas calçadas. A pé, também puderam visitar a Catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre, o Jardim de Tuileries, além de bonitas caminhadas às margens do Sena.

Em solo parisiense, também conheceram o bairro Montmartre e visitaram a Basílica de Sacre Coeur, localizada em um dos pontos mais altos da cidade. 'Lá, assistimos a uma missa lindíssima, com músicas tocadas em um órgão, e canções entoadas por um coral formado por freiras', conta Regina. Na programação, ainda constou a visita à Torre Eiffel e um passeio de barco pelo Sena, além de uma visita ao Palácio de Versalhes, onde residiu o rei Luís XV e a rainha Maria Antonieta. 'Foi um passeio muito bonito pelo interior do castelo e pelos belos jardins', destacam.

Já na última semana de viagem, o trio dedicou-se à conhecer a capital da Inglaterra. Em Londres, puderam conferir a efervescência de um feriado e de férias escolares, encontrando ruas repletas de turistas, e de ingleses curtindo parques e happy hours em tradicionais pubs. Entre os pontos turísticos visitados, a icônica London Eye, o Palácio de Kensigton, onde atualmente há uma exposição dos vestidos da princesa Diana, além de tranquilos passeios pelo Saint James Park, Regent Park e o bairro de Nothing Hill. Em Londres, o grupo também foi ciceroniado pelas venâncio-airenses Solange Silberschlag Beglin e Ananda Etges, as quais apresentaram pontos turísticos da cidade.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasDurante agradável passeio pelo bairro de Notting Hill, na companhia de Solange Silberschlag
Durante agradável passeio pelo bairro de Notting Hill, na companhia de Solange Silberschlag
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasNo Palácio de Buckingham, em Londres, durante passeio com a venâncio-airense Ananda Etges e seus filhos Vítor e Clara
No Palácio de Buckingham, em Londres, durante passeio com a venâncio-airense Ananda Etges e seus filhos Vítor e Clara

Segundo Regina, além das belezas de cada destino, ainda tiveram a sorte de encontrar um clima atípico para a Europa, mesmo na primavera, com muitos dias de sol, céu azul e temperatura agradável. 'Foi um passeio muito bonito', enfatiza.

DICAS NO DESTINO:

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasAna Flávia, Nelda e Regina na tradicional pose em frente a Torre Eiffel
Ana Flávia, Nelda e Regina na tradicional pose em frente a Torre Eiffel

Hotel | A rede de apart hotel Citadines, existente tanto em Paris, quanto Londres, é ideal para quem deseja o conforto de casa, enquanto está viajando. Os apartamentos possuem estrutura de cozinha, sala, quartos, lavabo e banheiro.

Transfer | Em Londres, utilizamos o serviço de um brasileiro para ir do hotel ao aeroporto. Bom preço, e bom serviço. O transporte público funciona muito bem também, na maioria dos países. Em Paris, se estiver com malas, cuidado com o metrô. Muitas estações não possuem escada rolante.

Restaurante | No Jardim de Versalhes, em frente ao lago, há um café muito simpático, com deliciosas sobremesas.

Comida de rua | Em Amsterdam e Bruxelas, não deixe de comer waffles, com coberturas ou não. Em Paris, delicie-se com os crepes franceses, doces e salgados. Em Paris e Londres, não deixe de provar os sorvetes, muito saborosos.

Passeio | Se o dia estiver ensolarado, passeie pelas margens inferiores do Sena. O sol irá refletir na água, formando um belo espetáculo.

Ponto turístico | O Palácio de Versalhes foi o ponto turístico mais amado por todas. É lindíssimo, repleto de informação e cultura, e muito agradável. Separe um dia inteiro para ele.

Número de dias ideais para a estadia | Estivemos durante 15 dias nos destinos, e mais dois para a viagem de ida e volta entre Brasil e Europa. Foi o suficiente para passear sem pressa em todas as cidades.

Dica de compras | Se a pessoa deseja 'se divertir' comprando muito, a rede Primark é a melhor pedida. As enormes lojas de departamentos, presentes em todas as capitais, vendem roupas, acessórios, malas, objetos para casa, entre outras coisas, por preços muito baixos.

Dica de segurança | Dinheiro e passaporte sempre em doleira. Em Paris, fomos 'encurraladas' por um grupo de jovens que queria nos forçar a assinar uma lista. Conseguimos nos desvencilhar, mas percebemos que esse tipo de abordagem é comum por lá. Se vê-los, desvie.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais