Viagem de estudos para a Europa: passeios por Bruxelas, Paris e Roma

Viagem por: Ana Flávia Hantt em: 10/11/2017 | 10:00

Entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, a estudante de Comércio Exterior da Univates, Júlia Pereira da Cruz, participou de uma viagem de estudos para a Europa. No roteiro, estavam cidades como Bruxelas, na Bélgica, Paris, na França e Roma, na Itália.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasJúlia nos belos cenários de Bruges, na Bélgica
Júlia nos belos cenários de Bruges, na Bélgica
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasAs estudantes na Sacre Coeur, em Paris
As estudantes na Sacre Coeur, em Paris

Júlia explica que a viagem faz parte de uma disciplina obrigatória dos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais, chamada 'Vivência Internacional', a qual é destinada aos alunos que já estão em fase de conclusão do curso. 'Este ano, o principal destino foi Bruxelas, onde está localizado o Parlamento Europeu e diversas organizações internacionais. Como durante a semana teve um feriado na Bélgica, Paris foi uma sugestão de passeio no dia livre, e como faríamos escala em Roma, tivemos um dia para aproveitar a cidade', enumera.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasUm registro junto a famosa Torre Eiffel
Um registro junto a famosa Torre Eiffel

A estudante conta que o grupo permaneceu por cinco dias em Bruxelas, período em que visitaram, entre outros locais, o Parlamento Europeu. 'Lá fizemos uma visita guiada e participamos de um jogo que simula a tomada de decisões dos deputados da União Europeia acerca de assuntos da atualidade', explica. Outros locais visitados foram a World Customs Organization, que é a Organização Internacional das Aduanas e tem a missão de ampliar a efetividade das aduanas pelo mundo; a Puratos, uma empresa internacional que oferece matéria-prima e produtos inovadores destinados aos setores de padaria, pastelaria e chocolateria; a Embaixada do Brasil; e também a Apex Brasil, que é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Além dos compromissos acadêmicos, os alunos também tiveram tempo livre para conhecer os pontos turísticos locais. Júlia conta que Bruxelas é uma cidade diversa, com moradores de diferentes etnias, cheia de monumentos históricos, esculturas e parques. Ela diz, no entanto, que a surpresa da viagem foi o passeio que fizeram para Bruges, cidade que fica a uma hora de trem de Bruxelas. 'É uma cidade pequena, porém linda e que preserva todo o seu clima histórico e medieval', diz.

Em um dia livre, Júlia e algumas colegas visitaram Paris, destino no qual ficaram apenas um dia, mas que já foi o suficiente para a jovem decidir que irá voltar à cidade. 'A Torre Eiffel é deslumbrante. Subimos até o topo e a vista é de tirar o fôlego', comenta. Outro ponto da cidade que a surpreendeu foi a Sacre Coeur, a Basílica do Sagrado Coração. Considerada o ponto mais alto de Paris, também oferece uma bela vista.

Júlia conta também que, quando terminaram as atividades em Bruxelas, foram para Roma, onde conheceram o Coliseu, a Fontana di Trevi e o Vaticano. 'Além de conhecer a linda Basílica de São Pedro, ainda tivemos a honra de presenciar um pronunciamento do Papa Francesco. Sempre prezando pela paz e tolerância mundial, o seu discurso não foi diferente, entre tantas palavras, pediu que tenhamos paciência, empatia e amor ao nosso semelhante. Sem dúvidas foi momento mais emocionante da viagem', conta.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasO grupo de acadêmicos no Parlamento Europeu
O grupo de acadêmicos no Parlamento Europeu
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasOs jovens na Apex Brasil
Os jovens na Apex Brasil

>> DICAS:

Hotel: Hotel Villafranca em Roma

Restaurante: Le Grand Café - Bruxelas, Bar - Delirium Café

Comida de rua: Bruxelas - Waffle, Paris - Crepe de Nutella, Roma - Gelato.

Passeio: Para quem for na Bélgica, recomendo um passeio para Bruges.

Ponto turístico: Grand Place - Bruxelas, Torre Eiffel e Sacre Coeur - Paris

Dica de compras: para roupas: Primark (tem em várias cidades da Europa)

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais